536888866453

1129 palavras 5 páginas
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

FEIRA DE SANTANA
2013

Alunas:
- Bianca Pires
- Elaine da Silva
- Helaine Santos
- Taciara Santos
- Yuliandra Oliveira

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Trabalho solicitado com pré-requisito de avaliação da matéria de Fisiologia
Humana, do curso de nutrição do II
Semestre noturno e como orientadora
Carla Loula.

FEIRA DE SANTANA
2013
INTRODUÇÃO

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor.
A pressão arterial é medida em dois tipos, a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica. Principalmente porque esta sofre algumas oscilações ao longo do seu caminho por todo o corpo, daí existir dois valores que são necessários para definir qual é a sua pressão arterial no momento.
Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.
Pressão arterial diastólica – normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.
É importante aferir a pressão arterial porque a pressão alta pode ser um inimigo silencioso, o hábito regular de medir a pressão arterial é uma atitude de prevenção de doenças e é importante especialmente em indivíduos com história familiar de hipertensão arterial, doenças cardíacas ou renais, derrame cerebral, diabetes ou pessoas com sobrepeso.

OBJETIVOS

Relacionados