53262816/19

546 palavras 3 páginas
II- CONTEÚDO:

ATIVIDADE: Apontetrês aspectos fundamentais da Matriz Liberal.

RESPOSTA: Tomando por base teóricaos pensadores filósofos já elencados na introdução desta atividade, os quais tiveram uma influência decisiva na formação do pensamento liberal, vimos que estes formam o alicercesobre o qual se fundou o liberalismo, cuja influência foi decisiva na dinâmica política das sociedades ocidentais e perdura até os nossos dias.

Os três aspectos fundamentais da Matriz Liberal são os seguintes:

1- A idéia de que a vida em sociedade não é o ambiente natural do homem, mas um artifício fundado em contrato. Para Montesquieu logo que os homens estão em sociedade perdem o sentimento de suas fraquezas; a igualdade que existia ( no estado de natureza) desaparece e o estado de guerra começa. Montesquieu ( 1979,p. 27).

2- Que o direito natural constitue a base legítima do direito civil.
“Por se tratar de direitos humanos inalienáveis, a preservação da liberdade e da propriedade dos indivíduos seria considerada pelos liberais como claúsula pétreade qualquer contrato social.Toda ameaça ou tentativa de usurpação desses direitos seria sempre espúria, pois contraria à razão da existência humana”. ( COELHO, 2012 ). Deleuze, nos oferece uma síntese esquemática da teoria clássica do direito natural, tal como ela foi elaboradapor Cícero, que recolheu todas as tradições da Antiguidade sobre o assunto ( a platônica, a aristotélica e a estóica), foi adaptada ao cristianismo, notadamente por São Tomás Em última instância, essa teoria clássica do direito natural afirma que “o que constitue o direito natural é o que é conforme a essência”. Assim, oque constitue o direito natural do homem é o que é conforme a essência do homem. ( TEIXEIRA, 2005).

3- Que somente por meio da razão seria possível conhecer os direitos naturais para neles estabelecer os fundamentos de uma ordem política legítima. Ao rejeitarem a história como fonte do conhecimento da natureza

Relacionados