5315314

549 palavras 3 páginas
A administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo que abrange cinco tipos principais de decisão, também chamados processos ou funções: planejar, organizar, liderança, execução e controle.
A administração é importante em qualquer escala de recursos para realizar objetivos individual, familiar, grupal, organizacional ou social. À medida que se avança do nível individual para o da administração na sociedade global, aumenta a quantidade de recursos e a complexidade do processo de tomar decisões. Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal é seu impacto sobre o desempenho das organizações. As organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas. Há poucos aspectos da vida contemporânea que não seja influenciado por alguma espécie de organização. A sociedade moderna é uma sociedade organizacional. A predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna, bem como a necessidade de administradores competentes, justificam e fundamentam o desenvolvimento e o estudo da teoria geral da administração.
As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência pratica das organizações. A teoria geral da administração é o conjunto dessas teorias, que são designadas por meio de diferentes termos.
Teorias são explicações, interpretações ou proposições sobre a realidade ex: teoria da burocracia, teorias da motivação, etc.
Enfoque, também chamado pensamento, abordagem ou perspectiva, é um aspecto particular das organizações ou do processo administrativo. O enfoque é também uma forma de interpretar as organizações e o processo administrativo. Ex: enfoque sistemático, enfoque comportamental.
Escola é a linha do pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque, escolheram o mesmo raciocínio especifico para analisar ou adotaram o mesmo raciocínio. A escola

Relacionados