526110476 MODELO DE RELAT RIO DE AUDITORIA E PARECER DO CONTROLE INTERNO

5744 palavras 23 páginas
CAROS CONTROLADORES

As informações constantes nesse relatório não condizem com a realidade do órgão ao qual sou controlador.

As mesmas foram propositalmente alteradas com o intuito de instigar o leitor desde relatório a detectar e imaginar situações, procurar soluções para as situações existentes, estimulando o desenvolvimento de ações para os casos e para evitar o uso político do material.

Cuidado para não usar esses modelos de relatórios usando o copiar e colar, pois corre o risco de levar informações que não condizem com a realidade do órgão controlado, leia, analise, entenda, verifique e certifique-se, se as informações são verídicas, verifique in loco, faça entrevista, cerifique-se do que está relatando e assinando.

O intuito não é esperar ou mandar o contador fazer um relatório e o controlador apenas assinar o parecer.

Não dê um grande salto na confecção do relatório para não correr o risco de prestar informações duvidosas ou erradas.

Se você não tem profundo conhecimento quanto aos itens deste relatório, use o modelo do tribunal, mas não deixe de fazê-lo.

Sugestão: Comece com a elaboração de um relatório básico, modelo do Tribunal, e se decidir emitir um relatório bimestral, trimestral ou quadrimestral, a cada relatório produzido, se aprofundando no conhecimento em cada área, até abranger todos os setores, dando pequenas e sucessivas pinçadas neste modelo, nos itens o qual tem conhecimento.

Estarei postando outro modelo de relatório em forma de cheklist, esse modelo pode ser agregado ao relatório modelo do tribunal, isso gradativamente.

No final de quadrimestre, o controlador assina o relatório quadrimestral, é hora de sentar com o contador e pedir explicação dos relatórios e se inteirar do assunto.

Não faça um relatório muito técnico, com o uso de termos técnicos, o relatório e o parecer devem ter linguagem simples, clara e objetiva.

Outra observação: O intuito não é apontar erros ou falhas e sim detectar possíveis e potenciais falhas e

Relacionados