525455555445

550 palavras 3 páginas
Nhgnghmj,kiligergrregrgtrgrtgtrgtrgTodo o aprendizado relaciona-se à ação. O aprendizado nunca ocorre exclusivamente através do estudo passivo”.
PETER SENGE, 2003
O modelo de aprendizagem proposto por Nonaka e Takeuchi (1997), baseia-se no pressuposto de que o conhecimento é criado e expandido através da interação pessoal entre os conhecimentos tácitos e explícitos.
_ Conhecimento tácito: algo difícil de ser formalizado e comunicado aos outros.
_ Conhecimento explícito: formal e sistemático, fácil de ser comunicado aos outros. Assim, primeiro o conhecimento tácito passa da forma individual para a coletiva
(socialização). É importante ressaltar que o conhecimento tácito também requer aprendizado, interação social e experiência para ser transferido. Segundo, o tácito coletivo é explicitado
(externalização).
O conhecimento codificado é mais facilmente compartilhado, pois ele representa
“informação” que pode ser transferida a um grande número de pessoas através da infraestrutura de informação.
Finalmente, os indivíduos internalizam o conhecimento explícito e, desta forma, ampliam seu repertório de conhecimento tácito. Assim, a “espiral do conhecimento” começa novamente.
Com base na diferenciação entre conhecimento tácito e explícito, os autores propõem os seguintes processos de aprendizagem:
_ Do tácito para tácito (socialização)
_ Do tácito para explícito (externalização)
_ Do explícito para explícito (combinação)
_ Do explícito para tácito (internalização)
No cenário organizacional todo esse processo dá-se através da interação entre pessoas x pessoas e entre pessoas x ambiente. Para Nonaka e Takeuchi (1997) “O verdadeiro contexto no qual ocorre grande parte da conversão do conhecimento é o nível de equipe”.
Programas de treinamento e desenvolvimento poderão ser mais eficazes em termos de transferência, na medida em que o indivíduo possa experimentar situações diferentes (áreas, cargos, tarefa) onde o aprendizado anterior possa ser

Relacionados