5232392

1311 palavras 6 páginas
O conceito de TI

A TI, ou tecnologia da informação, possui um conceito muito amplo, pois engloba toda e qualquer tarefa computacional que visa obtenção, processamento, transmissão e acesso a informações. Na verdade, devido a sua extensa aplicabilidade em diversas áreas, possui tantas explicações e conceitos que, muitas vezes, nenhuma acaba por definí-la por completo.

Com as inovações e o crescimento contínuo das tecnologias, a informação passou a ser algo essencial na vida da população, tornando-se um patrimônio, um diferencial entre as pessoas. Esta, portanto, deve ser usada de forma apropriada, a fim de agregar valor e dar sentido às suas atividades, fazendo dela uma ferramenta de conhecimento e troca de informações. Além disso, este desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, bem como de tecnologias que permitem a transmissão de documentos e envio de mensagens e arquivos. A disseminação das novas tecnologias de informação trouxe também barreiras e problemas no que tange, principalmente, à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não têm acesso a grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas.

A TI, usada como ferramenta de negócios, é de suma importância em diversas áreas de atuação, sendo de grande valia na tomada de decisão dos gestores, por exemplo. As organizações, hoje em dia, encontraram na tecnologia da informação uma forma de se atualizarem, interagirem a agregarem valor aos seus produtos e serviços, buscando, sempre, um diferencial perante a concorrência e o seu mercado de atuação.

As Atividades de um Gestor de TI em uma corretora de seguros

Estas são atividades que um profissional de TI geralmente deve exercer em suas tarefas cotidianas:

Garantir o funcionamento dos sistemas de

Relacionados