522645

5304 palavras 22 páginas
VII SEMEAD

ESTUDO DE CASO
ADMINISTRAÇÃO GERAL

O Processo de Internacionalização no Brasil
Um Estudo Exploratório na Dedini
Autor: Eduardo de Rezende Proença – Mestrando, PUC-SP (São Paulo - Brasil)
Endereço: Rua Monte Alegre, 58, ap. 134. São Paulo, SP. CEP: 05014-000
E - mail: eduproenca@uol.com.br Tel. (11) 9679-4097 / (11) 3673-6689

Autora: Heidy Rodriguez Ramos – Formada, FEA-USP (São Paulo - Brasil)
Endereço: Rua Oscar Freire, 1961, ap. 124. São Paulo, SP. CEP: 05409-011
E - mail: heidyramos@hotmail.com Tel. (11) 81473976 / (11) 30612950

RESUMO
No atual contexto de hiper-competição entre organizações e globalização, torna-se necessário considerar o cenário internacional para planejar e direcionar a atuação das empresas. As brasileiras, entretanto, ainda tímidas, preferem permanecer focadas localmente. A maior parte apenas engatinha em mercados globais através de exportações e continuam receosas à investir no exterior. Esta pesquisa explora a questão da internacionalização das empresas brasileiras por meio de um estudo de caso na empresa Dedini S/A Indústria de Base, com uma grande atuação no setor sucro-alcooleiro. A partir de uma revisão da literatura sobre os processos de internacionalização, pretende-se explorar as questões que envolveram esta empresa em âmbito global. São pesquisadas e aprofundadas as ações estratégicas tomadas pela Dedini no seu processo de atuação em outros países. Esta pesquisa se baseou em entrevistas em profundidade com a alta administração da empresa, além de consultar dados secundários relevantes da organização mencionada.
Palavras-chaves: Internacionalização, setor sucro-alcooleiro, empresas brasileiras no exterior, Dedini S/A Indústria de Base.

O Processo de Internacionalização no Brasil.
Um Estudo Exploratório na Dedini.”
1. INTRODUÇÃO
O cenário competitivo do século XXI está em constante e acelerada transformação. A competição está se acirrando e o escopo geográfico de atuação das organizações está se expandindo devido ao

Relacionados