52032810779

766 palavras 4 páginas
FISIOLOGIA RENAL ESTRUTURA RENAL HEMODINÂMICA RENAL
.

E FILTRAÇÃO GLOMERULAR

Fisiologia

ANATOMIA MACROSCÓPICA

Centro da micção: S2 S3 desencadeia o reflexo de micção ( parassimpático) relaxamento do esfíncter e contração do detrusor. Inibição dos neurônios motores somáticos ( músc do esfinc da uretra). simpática.: músc do colo da bexiga (armazenamento de urina )

Superfície pregueada da bexiga e ureteres. Alta complacencia

INERVAÇÃO DOS RINS
Inervação simpática do plexo celíaco

A distensão dos cálices gera potenciais de ação (marcapassos) ondas peristalticas que levam a urina para a bexiga.

Os rins desempenham duas funções principais. Em primeiro lugar, excretam a maior parte dos produtos terminais do metabolismo corporal e, em segundo lugar, controlam as concentrações da maioria dos constituintes dos líquidos orgânicos.

NÉFRON

NÉFRON
A função básica do néfron consiste em limpar ou "depurar" o plasma sanguíneo de substâncias indesejadas em sua passagem pelo rim. As substâncias que devem ser depuradas incluem, em particular, os produtos finais dometabolismo, como uréia, creatinina, ácido úrico e uratos. Além disso, muitas outras substâncias, como íons sódio, potássio, cloreto e hidrogênio, tendem a acumular-se no organismo em quantidades excessivas; o néfron também tem por função depurar o plasma desses excessos.

NEFRON FILTRA O FILTRADO
O principal mecanismo pelo qual o néfron depura o plasma das substâncias desnecessárias é o seguinte: (1) o néfron filtra uma grande proporção do plasma do sangue que flui pelos glomérulos, geralmente cerca de um quinto, através da membrana glomerular para o interior do sistema tubular do néfron; (2) a seguir, à medida que esse líquido filtrado flui pelos túbulos, as substâncias desnecessárias não são reabsorvidas, enquanto as substâncias necessárias, especialmente quase toda a água e muitos dos eletrólitos, são reabsorvidas de volta para o plasma dos capilares peritubulares.

QUANDO OS

Relacionados