5154841368

2352 palavras 10 páginas
SINTESES
Seleção de pessoas
A seleção de pessoas consiste na escolha de pessoas, dentre os que foram recrutados, que possuam as características e o perfil adequado para ocupar o cargo disponível da organização.
Esse processo tem como foco fazer com que a organização consiga através das exigências de seleção, adquirir o melhor candidato para sua empresa, e faz com que os candidatos alcancem os requisitos exigidos no processo seletivo, oferecendo suas habilidades e capacidades profissionais, visando a sua integração dentro da organização, ou seja, por um lado existem os requisitos dos cargos para preenchimento de vagas e por outro existe a comparação e decisão por parte do candidato a respeito da oferta.
A seleção de pessoas engloba em seu contexto três modelos para tomar decisões sobre a escolha do candidato para o cargo, como modelo de colocação, modelo de seleção, e modelo de classificação, e há também outro modelo chamado de modelo de agregação de valores. Tais valores tratam - se de vários requisitos usados tanto pela empresa como pelo candidato na hora do processo seletivo.
As características pessoais dos candidatos devem ser agradáveis as empresas, devem realizar as atividades com excelência, ter facilidades para a execução de outras tarefas que não façam parte do seu cargo, ter uma ótima facilidade de relacionamento com as pessoas para trabalhar em equipe, ter qualidades que sejam compatíveis e de acordo com as da empresa.
Inicialmente, a seleção de pessoal obtém as informações necessárias através de bases para que a mesma ocorra como analisar o cargo através de dados para seu preenchimento, avaliar sobre o comportamento do candidato perante o cargo, oferecer requerimento para ser preenchido com as características do candidato, pesquisar os cargos no mercado de trabalho. E por fim se essas bases estabelecidas não forem utilizadas para obter informações deve se optar por uma hipótese de trabalho.
De acordo com a organização, quanto mais competências e

Relacionados