51488095 Resumo das Apresentacoes de Introducao a Engenharia UFRJ

1900 palavras 8 páginas
Resumo das apresentações de introdução a engenharia

História da Técnica
O intelecto humano evoluiu muito ao longo da história, o que nos permite entender que as descobertas simples feitas por nossos ancestrais foram tão importantes e requereram tanta engenhosidade quanto as invenções atuais. O fato é que o nosso cérebro já desenvolve noções lógicas muito mais avançadas do que o dos hominídeos.
O homem sempre teve o instinto mecânico de utilizar instrumentos para facilitar suas atividades rotineiras, mas foi ao utilizar a pedra como ferramenta que homem começou a desenvolver técnicas primitivas. O período neolítico é caracterizado por uma extensão das técnicas primitivas. Com os novos gêneros de vida, o homem se vê obrigado a desenvolver nova aparelhagem. A pedra polida e a cerâmica são considerados os principais avanços do período neolítico, já que através deles é possível perceber que o homem passou a ter maiores noções de estética.
Estes utensílios e técnicas desenvolvidas na pré historia foram, com certeza, uma revolução para o modo de vida do homem, e requereram grandes esforços intelectuais para seu entendimento. Por isso, essas invenções podem ser consideradas importantíssimas para o desenvolvimento técnico futuro, estendendo-se até as criações modernas.

O engenheiro e as empresas
No cenário atual, onde a influência nos meios de comunicação é alta e onde a evolução tecnológica teve um salto considerável, a variedade de conhecimentos é uma chave para o sucesso. A crescente demanda gera novas tecnologias e como o ritmo de descobertas é acelerado os conhecimentos devem ser renovados a todo instante. Neste cenário, se o engenheiro não procura se atualizar, ele se tornará obsoleto já que as empresas que sobrevivem são aquelas que souberem aliar o avanço tecnológico ao constante monitoramento das novas tendências. Por isso os meios de comunicação são fundamentais para que o engenheiro possa renovar seus conhecimentos e estar a par de tudo que está acontecendo ao

Relacionados