5122994394

1433 palavras 6 páginas
Nasceu em Jaguarão no dia 30 de novembro de 1889, filho de Heleodoro Anselmo Affonso e de Dona Anna Pintos Affonso.
Foi um médico humanitário e abnegado, um político íntegro e honrado, um ótimo administrador e adepto das tradições gaúchas, tornando-se um dos grandes ícones de nossa comunidade.
O ensinamento de suas primeiras letras ficou a cargo da professora Luiza Lendec, tendo ingressado logo a seguir no então Ginásio Espírito Santo, que era administrado pelos Padres Premonstratenses, em Jaguarão.
Ótimo aluno, sempre teve um desempenho destacado nos estudos, tendo concluído o curso ginasial no ano de 1909.
Oriundo de família de parcos recursos financeiros teve de se desdobrar para manter-se em Porto Alegre, onde ingressou na Faculdade de Medicina, no ano de 1910, sendo necessário para isso, trabalhar como rádio-telegrafista, para possibilitar o custeio de seus estudos.
Desta forma, trabalhando e estudando, Hermes Pintos Affonso formou-se em Medicina no ano de 1915, quando defendeu uma tese de conclusão de curso, que versou sobre “Doenças Pulmonares”. No ano seguinte retornou à Jaguarão, onde iniciou efetivamente sua carreira como Médico, tornando-se uma referência na área da saúde em nosso Município.
Jamais visou enriquecer através de sua profissão. Bondoso e dotado de um Espírito humanitário, tratou por quase meio século a todos seus pacientes indistintamente, tendo uma atuação marcante e destacada no corpo médico da Santa casa de Caridade.
Ao longo de sua vida, contraiu dois matrimônios. Primeiro com Dona Alice Barbosa Bandeira, e posteriormente, com Dona Luiza Cerqueira Mano.
Em 15 de março de 1921, foi escolhido para exercer a função de Secretário do recém criado Ginásio Joaquim Caetano da Silva, o qual fora inaugurado na mesma data.
No ano de 1924 foi eleito para ocupar a presidência do Clube Harmonia Jaguarense”, o qual futuramente passou a denominar-se “Sociedade Harmonia Jaguarão”.
Em 31 de dezembro de 1928 é indicado para substituir o

Relacionados