509599498 enegep2012 tn sto 164 957 20853

5129 palavras 21 páginas
XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção Bento Gonçalves, RS, Brasil, 15 a 18 de outubro de 2012.

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA ACADEMIA ESPORTIVA BASEADA NO CONJUNTO DE CONHECIMENTOS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK®)

Edimarcio Macedo Alves (UFG) edimarcio.macedo@hotmail.com Marco Paulo Guimaraes (UFG) mp-gui@uol.com.br silvia parreira tannus (UNIPAC) silviaparreira@yahoo.com.br Com a globalização e a necessidade de se ter uma norma reconhecida mundialmente pelos profissionais de gerenciamento de projetos, fornecendo as diretrizes para projetos com conceitos relacionados às áreas de conhecimento, o Guia PMBOK tem sse firmado como uma valiosa ferramenta de apoio ao Gerenciamento de Projetos. Descrevendo o ciclo de vida do projeto e seus processos relacionados, identificando fatores internos e externos que influenciam no sucesso de um projeto e desenvolvendo ferramentas de auxílio ao gerenciamento de projetos, o Guia tem tido sua aplicação cada vez mais difundida. Com o aumento da competitividade no mercado, a excelência e a qualidade tornam-se cada vez mais uma exigência dos clientes. As empresas têm buscado através da capacitação de seus profissionais maior dinamismo, competência, agilidade e cumprimento do cronograma em seus projetos, oferecendo um maior controle e eficiência nas implantações de projetos, procurando superar o nível de satisfação dos clientes em tempo, custo e qualidade. Essas vantagens competitivas são conquistadas pela melhoria das metodologias usadas nos processos de Gerenciamento de Projetos. Assim, esse artigo trata da análise de viabilidade de projeto para implantação de uma academia esportiva baseada no Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, o Guia PMBOK.

Palavras-chaves: Gerenciamento de projetos, Guia PMBOK, Análise de viabilidade de projetos, Academias

Relacionados