50944093

2678 palavras 11 páginas
Acadêmico: Ilza dos Santos Caetano RA: 71221

Capítulo 1. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: UM INÍCIO DE CONVERSA.
1) Produza um texto caracterizando a formação do pedagogo para o ensino de ciências nas séries iniciais, destacando a ainda a importância do ensino de ciências nas séries iniciais. (nota: 10)
R: A formação de pedagogo deve enfatizar o aspecto crítico-reflexivo, que compreenda a complexa pluralidade do âmbito educacional, a necessidade de mediar um processo de aprendizagem voltado para a formação integral de um sujeito de pensamento fragmentado, acrítico, alienado das questões políticas e socioculturais. Os cursos de formação de professores para o ensino fundamental jamais podem furtar-se a essa discussão. O estágio desses educadores em formação deve ser acompanhado de uma discussão prévia sobre as práticas presentes em nosso dia a dia, seus pressupostos, suas demandas e suas possíveis críticas. É importante que fique claro qual é o papel do educador generalista numa aula de ciências antes do início do estágio.
É necessário que o educador possa formar indivíduos que pensem sobre as coisas do mundo de forma não superficial, tornando um ensino de ciências como investigação, levando os educandos a serem. Capuzes cada vez mais, de construir conhecimentos sobre a natureza mais próximos do conhecimento cientifico que do senso comum. Porém buscam-se como ponto de partida para o ensino aprendizagem de ciências as dificuldades com os quais as crianças se defrontam. É importante que a criança perceba que o modelo que apresenta pode ser insuficiente para explicar os fenômenos mesmo que inicialmente satisfaça sua curiosidade sendo necessário redimensionar suas explicações.
Como ciência da educação a Pedagogia tem que passar da racionalidade técnica à racionalidade prática, reflexiva, formativa e emancipa tória. Fica claro que essa tarefa extrapola os muros escolares
Desta forma seria interessante que todo o trabalho pedagógico

Relacionados

  • ANTROPOLOGIA
    332160 palavras | 1329 páginas