506480907/87

2179 palavras 9 páginas
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Equipe:
Francisco Eduardo Andrade da Silva Shirlando Ricardo Maia Rafaela Moura

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE Teoria das Restrições
Autores Eliyahu M. Goldratt E Jeff Cox LIVRO A META INTERNET

Teoria das Restrições
O Eliyahu Goldratt, criou uma filosofia geral de gerenciamento que foi utilizada para acelerar o aprimoramento do desempenho das organizações Em 1983, Eliyahu Goldratt, o ideólogo da teoria das restrições, passou da pesquisa em física para pesquisa em indústria. Tinha a impressão de que a indústria estivesse usando medições que trabalhavam contra a meta estabelecida pela própria indústria : obter lucro . Ainda hoje Goldratt não tem resposta claras para esse fato. Considera algumas hipóteses, como: Talvez pelo fato de o termo custo ser usado para investimento; Talvez pela substituição do atual sistema de rateios de custos para sua alocação aos produtos, que podem levar a decisões erradas pelo custeamento baseado na atividade – ABC (Activity Based Costing) que nas decisões das organizações nos mostrou insuficiências em direção a meta;

Talvez porque pensar no custo e no ganho sejam caminhos que nos conduzem a diferentes direções, esta é a filosofia implícita da teoria das restrições. Para tanto, baseia-se na contabilidade do ganho.

A Empresa como uma Corrente
●Precisamos pensar globalmente! ●Devemos fazer apenas as ações locais que irão fortalecer a corrente. ●Precisamos focar apenas o recursos escassos nas restrições. As organizações que possuem um sistema de processamento sequencial que passa por uma cadeia de recursos têm, geralmente, apenas uma restrição, representada pelo recurso de menor capacidade.

Qual é a Meta de uma Empresa
Satisfação do Cliente Processo de Classe Mundial Qualidade Sem retrabalho
Condição Necessária

Liderança Competitiva Vantagem Competitiva
Produtividade\ Lucratividade

Condição Necessária

Condição

Necessária

Condição Necessária

Condição

Relacionados