50551051 Patrimonio

Páginas: 10 (2286 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
PATRIMÔNIO

Definição, Equação patrimonial, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, Variações patrimoniais, Estrutura conforme a Lei 6404/76, Estados do Patrimônio Líquido, Variações patrimoniais e Fatos contábeis

Sabendo-se que o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade, então é indispensável conhecê-lo em todos os seus aspectos, pois deste conhecimento depende a eficiência aoestudá-lo.

O termo patrimônio é formado por duas palavras latinas “pater” e “monium” que significa “herança paterna”, “recursos herdados dos pais”, e que, por fim ganhou um amplo significado, denotando também a riqueza vinculada a alguém.

Do ponto de vista da ciência contábil, pode-se definir o patrimônio como um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade.

O patrimônio é,portanto, o elemento material ou objetivo da entidade, formado pelos recursos que podem ser avaliados monetariamente.

A contabilidade concebe o patrimônio também sob seu aspecto jurídico, por isso o estuda considerando o que a entidade tem, o que ela tem em poder de terceiros, e o que ela deve a terceiros (bens, direitos e obrigações).

Assim, todos os elementos formadores do patrimônio são quantificadose, portanto, representados também monetariamente.

Bens – são as coisas úteis à entidade, das quais ela detém a posse (móveis, dinheiro, mercadorias, marcas, patentes e outros). Eles podem ser corpóreos ou tangíveis (móveis dinheiro, mercadorias etc.) e incorpóreos ou intangíveis (marcas, patentes etc.). Sobre os bens a entidade tem o direito de uso.

Direitos – são os recursos da entidade empoder de terceiros, ou seja, o direito de cobrar ou receber de terceiros (contas a receber, cheques a compensar, adiantamentos, duplicatas a receber, títulos a receber etc.).

Obrigações – são as dívidas que a entidade tem para com terceiros, ou seja, os recursos de terceiros em poder da entidade (contas a pagar, duplicatas a pagar, impostos a pagar, salários a pagar, etc.).

Dentre outras formas,esses elementos patrimoniais podem ser classificados da seguinte forma:

Bens numerários – o dinheiro disponível em espécie na empresa, em conta-corrente bancária ou em aplicação de liquidez imediata.

Bens de venda – os estoques de mercadorias para revenda ou materiais para produção de bens ou serviços, podendo, também serem classificados como bens de produção.

Bens de consumo – os estoques demateriais que serão consumidos no expediente. São os materiais de limpeza, de escritório, de manutenção, etc.

Bens de renda – os bens usados para desenvolver atividades paralelas à atividade fim e que rendem, também, resultados paralelos.

Bens fixos – os bens que representam investimentos definitivos e são utilizados na atividade-fim da entidade. São os veículos, móveis, imóveis, máquinas, etc.Bens tangíveis – os bens corpóreos, que podem ser tocados.

Bens intangíveis – os bens incorpóreos, que não podem ser tocados.

Créditos de funcionamento – as contas a receber de terceiros, provenientes do desenvolvimento da atividade da entidade.

Débitos de funcionamento – as dívidas ou contas a pagar a terceiros, conseqüentes do desenvolvimento da atividade da entidade.

Débitos definanciamentos – as dívidas ou contas a pagar a terceiros, advindas da aquisição de ativos financiados por terceiros, como financiamentos diretos ou empréstimos, geralmente feitos em instituições financeiras.

A própria natureza do patrimônio, por ser formado de direitos e dívidas da entidade, enseja-lhe a formação de uma equação, onde:

BENS + DIREITOS – OBRIGAÇÕES = PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL)

Sendo quebens e direitos constituem os direitos ou créditos da entidade. Direitos de uso dos bens e de cobrança dos recursos em poder de terceiros. Portanto, a equação acima poderá ser justificada da seguinte forma: já que bens e direitos têm características comuns (créditos), podem ser somados; as dívidas que serão pagas com os recursos deste conjunto de créditos, logo deverão ser subtraídas dele; e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patrimônio
  • Patrimonio
  • patrimonio
  • PATRIMONIO
  • Patrimonio
  • Patrimônio
  • Patrimônio
  • Patrimônio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!