50413ba056032c004e21660e02fd2068

836 palavras 4 páginas
Lista de exercícios do 1º ano do E.M. – 2º bimestre.
Física B -Waldir
REFRAÇÃO
(LEI DE SNELL, REFLEXÃO TOTAL E ESTUDO DE DIOPTRO PLANO)

1. (FUVEST) Suponha que exista um outro universo no qual há um planeta parecido com o nosso, com a diferença de que a luz visível que o ilumina é monocromática. Um fenômeno ótico causado por esta luz, que não seria observado neste planeta, seria:
a) a refração.
b) a reflexão.
c) a difração.
d) o arco-íris.
e) a sombra.

5. (UNESP) A figura a seguir indica a trajetória de um raio de luz que passa de uma região semicircular que contém ar para outra de vidro, ambas de mesmo tamanho e perfeitamente justapostas.

2. (UNESP) Um pincel de luz emerge de um bloco de vidro comum para o ar na direção e sentido indicados na figura a seguir. Assinale a alternativa que melhor representa o percurso da luz no interior do vidro.

Determine, numericamente, o índice de refração do vidro em relação ao ar.
6. (UEL) Um feixe de luz está se propagando nos meios I e II separados por uma superfície plana S, conforme o esquema a seguir.
a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

3. (UEL) O esquema a seguir representa um raio de luz r• que se propaga do meio 1 para o meio 2. De acordo com os dados, o seno do ângulo limite de refração do meio 2 para o meio 1 é
a)(

3 )/3 b)( 3 )/2 c)( 2 )/2 d)( 2 )/3 e)2/3

De acordo com o esquema e a tabela de dados, o índice de refração do meio II em relação ao meio I é igual a
a) 0,701 b) 0,812 c) 1,00
d) 1,16
e) 1,23
7. (UNESP) A figura mostra a trajetória de um raio de luz que se dirige do ar para uma substância X.

4.(FUVEST) Um raio rasante, de luz monocromática, passa de um meio transparente para outro, através de uma interface plana, e se retrata num ângulo de 30° com a normal, como mostra a figura adiante. Se o ângulo de incidência for reduzido para 30° com a normal, o raio refratado fará com a normal um ângulo de, aproximadamente: Usando a lei de Snell e a tabela dada, é possível concluir que o índice de refração da substância

Relacionados