5005908704

2726 palavras 11 páginas
Diferenciar os três setores

1. Aprofundar a compreensão da dinâmica de uma OSC

Será que as pessoas que dizem “Terceiro Setor” têm um conceito claro do que é “Terceiro Setor”? Qual é a tarefa das organizações do “Terceiro Setor”? Que tipo de perguntas uma organização que se diz do “Terceiro Setor” deve se fazer para manter sua atuação relevante e significativa?

rentes âmbitos. Os três setores se influenciam mutuamente, não estão isolados entre si. Isolar um ou mais setores é reduzir a compreensão do próprio desenvolvimento da sociedade.

Um bom entendimento do que se denomina “Terceiro Setor” pode se tornar estratégico para questionar e amadurecer a atuação de uma organização social, bem como para tomar decisões que afetem de maneira consequente o seu papel (e o de outras) na sociedade.

O que distingue um “setor” do outro?

A denominação “Terceiro Setor” é a de uma identidade em construção, o que por si só dá margem a interpretações e contestações. Até pouco mais de 20 anos não se utilizava a expressão “Terceiro Setor”. A consciência de algo que quer se renovar ainda está se expandindo.

Há muito tempo, quando a atividade humana ainda era essencialmente agrícola, as pessoas perceberam que não eram capazes de produzir tudo o que necessitavam. Precisavam de alimentos e coisas produzidas por outros – quem era capaz de produzir arroz, nem sempre era capaz de produzir sal, por exemplo. Para obter esses produtos - de que necessitavam passaram a estabelecer relações de troca com outras pessoas: quem tinha sal e precisava de arroz trocava sal com quem tinha arroz e assim por diante. As relações de troca foram ficando mais complexas e, dentre outras maneiras, criou-se um instrumento para facilitá-las: o dinheiro.
Também, há muito tempo, as famílias perceberam que formar agrupamentos humanos oferecia algumas vantagens, tais como interação, segurança, acesso a serviços e às trocas. Surgiram as comunidades e cidades. Descobriu-se,

Relacionados

  • 5005908704
    687 palavras | 3 páginas
  • 5005908704
    1470 palavras | 6 páginas