50

Páginas: 6 (1404 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2015
CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS: COMO ATENDÊ-LAS?
FREITAS, S.L., DANTAS, L.E., GATAMORTA, D.B., JARDIM, M.A.
Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo


INTRODUÇÃO


Uma das características mais intrigante do desenvolvimento humano em geral, e motor, em particular, é a de que o desenvolvimento é marcado por ampla similaridade (universalidade) no comportamento motor dapopulação e diversidade (variabilidade intra e inter-individual) na seqüência do desenvolvimento relativamente previsível no que diz respeito ao que é possível adquirir e quando.
Entretanto, existem situações em que a variabilidade ultrapassa os limites de um desenvolvimento dito normal, adquirindo características de desvio 1. Uma delas refere-se ao atraso excessivo na aquisição de habilidadesmotoras básicas.
O atraso motor é descrito como algo concomitante a muitas desordens psicológicas ou neurológicas. Entretanto, existem condições em que o atraso ou a dificuldade motora manifesta-se de uma maneira isolada, isto é, sem estar acompanhada por nenhum diagnóstico e ainda assim crianças apresentam dificuldades extremas para realizar tarefas como correr, andar, receber, escrever, vestir-se,etc.2
Essas crianças são normalmente denominadas de atrapalhadas, desajeitadas, sem coordenação, entre outras. Os relatos dessa condição vêm sendo feitos desde a década de 60.3 A Associação de Psiquiatria Americana 4 e a Organização Mundial da Saúde 5 reconheceram essa condição no final dos anos 80. A sua denominação técnica passou a ser Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC),caracterizado por um comprometimento do desempenho de atividades diárias tendo por base a idade cronológica e a inteligência 4. Há uma propensão para deixar cair objetos, apresentar baixo desempenho em atividade desportivas e grafia insatisfatória. O rendimento escolar tende a ser afetado de forma significativa, assim como o desempenho de rotinas diárias. Acredita-se que esse transtorno afete de 6 a 10%das crianças em idade escolar, sendo mais freqüente em meninos. Pode ocorrer sozinho ou pode estar presente na criança que também tem distúrbio de aprendizagem, dificuldade de fala/linguagem e/ou transtorno do déficit de atenção.
As características das crianças com TDC geralmente são notadas primeiro por aqueles mais chegados a elas, pois as dificuldades motoras interferem no desempenho acadêmicoou nas atividades da vida diária (por exemplo: vestir, habilidade para brincar no parquinho, escrita, andar de velocípede ou bicicleta, agarrar bola, manejar faca e garfo, abotoar a roupa e escrever).
O TDC é uma deficiência eminentemente motora, cuja causa ainda é desconhecida. O impacto negativo da deficiência na vida da criança é tremendo, pois a ausência de sinais neurológicas clássicos levaa uma atitude de incredulidade diante do problema, negligenciando-se a sua existência. Além disso, o desconhecimento presente no meio escolar brasileiro em geral e, particularmente dos profissionais de Educação Física Escolar, acerca dessa condição, acarreta em um sério ônus para a inclusão da criança na escola.
Sendo assim, foi implantado em 2006, na Escola de Educação Física e Esporte daUniversidade de São Paulo um curso comunitário voltado para esse problema, que visa atender algumas necessidades, que na sua totalidade contemplam o tripé indissociável ensino-pesquisa-extensão.
OBJETIVOS


Até onde pudemos investigar, não existem cursos voltados para atender crianças com dificuldades motoras na cidade de São Paulo. Vale ressaltar, que apesar do referido transtorno ainda não ter suascausas explicadas, a intervenção motora sobre habilidades fundamentais tem mostrado resultados positivos de uma maneira geral 6. O curso é desenvolvido nos moldes de um similar, já em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvido e conduzido pela Prof.a Dra. Nádia Valentini. As aulas aqui são oferecidas a crianças de 5 a 11 anos, duas vezes por semana, com duração de 50...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 50
  • 50 questoes
  • Década de 50
  • Economia 50
  • 50 e 60
  • 50 TONS
  • Copa de 50
  • década de 50

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!