50 questoes

Páginas: 8 (1882 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014

Respostas das 50 Questões


1) A capoeira é uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Foi desenvolvido por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes sendo caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico – acrobático. Outra característica que diferencia a capoeira de outras lutasé que ela sempre vem acompanhada de música. A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se as áreas de mata rasteira do interior do Brasil.

2) Não há como definir realmente a origem verdadeira da capoeira, alguns autores dizem que ela surgiu com os negros da angola nas cidades africanas como uma manifestação cerimonial, porém outros autores dizem que ela surgiu no Brasil efoi levada para a Angola como uma forma de dança cerimonial.

3) A Capoeira da Angola possui os movimentos mais lentos, os movimentos são rasteiros, são usadas roupas normais podendo até ser jogada de sapatos e terno, e são realizados movimentos ofensivos e defensivos. Já a Capoeira Regional tem os movimentos mais altos, acrobáticos, é usado um uniforme como a calça e jogado descalça, e osmovimentos tem muitos floreios. O que é presente nestas duas capoeiras é que elas duas são jogadas com a presença de música.

4) São 5 os instrumentos utilizados em um ritual de capoeira, o reco-reco, agogô, berimbau, pandeiro, atabaque.

5) O toque que indicava a aproximação da polícia era conhecido como Cavalaria, porque era muito parecido com o som do trote dos cavalos quando os políciaischegavam para pegar os negros na época.

6) O nome do toque que é executado para cerimônias especiais e para os professores e mestres é chamado de Iúna.

7) A diferença da Motricidade ampla com a Motricidade Fina, é que a ampla envolve o corpo inteiro e na capoeira pode ser vista quando os capoeiristas estão jogando, realizando os movimentos. Já a fina envolve os movimentos das mãos e dos dedos epode ser vista quando os capoeiristas estão tocando os instrumentos.

8) A capoeira tem como uma de suas influencias socioculturais o esporte, onde ela foi inserida como proposta de esporte social já que envolve movimentos e coordenação e também a convivência humana, a relação social com outras pessoas e a presença dos alunos em instituição escolares.

9) A capoeira é considerada jogo:quando os capoeiristas estão apenas se apresentando e "brincando".
A capoeira é considerada luta: quando possui o objetivo de atingir realmente o adversário.
A capoeira é considerada dança: quando se tem o som dos instrumentos e tem a finalidade apenas de apresentação.
A capoeira é considerada esporte: quando começa a envolver competição.

10) A diferença entre o canto corrido e a ladainha estano fato de, na ladainha, ter sempre a contação de uma história, geralmente sem a resposta ou interferência do coro. Já no canto corrido, o cantador não tem a preocupação de contar nenhuma história, as frases são ditas aleatoriamente, falando de assuntos diversos, e a participação do coro é imediata e necessária desde o seu início.

11) O Quilombo mais conhecido da história brasileira é oQuilombo dos Palmares e se instalou onde hoje são os estados de Alagoas e Pernambuco.

12) Os estilos mais conhecidos da Capoeira são: Capoeira na Angola com Mestre Pastinha-Vicente Ferreira Pastinha e Capoeira Regional com Mestre Bimba-Manoel dos Reis Machado.

13) A capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro no dia 15/07/2008.

14) A Confederação Brasileira de Capoeira foifundada em 23 de outubro de 1992.

15) A capoeira regional é o estilo de capoeira mais expandido e foi criada no período de 1920 e 1930 com Mestre Bimba.

16) O principal líder do Quilombo foi o Zumbi dos Palmares.

17) O principal instrumento da capoeira é o Berimbau e suas partes são: caxixi, dobrão, baqueta/vareta, cabaca e corda/arame.

18) Os três berimbaus usados na capoeira são:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 50 questoes
  • 50 questões de segurança do trabalho
  • 50 Questões sobre o construtivismo
  • 50 Questões nde tgp
  • 50 questoes direito empresarial
  • 50 Questoes de adm publica
  • simulado
  • 50 Questões sobre Comex

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!