5. A análise de ciclo de vida aplicada a pesquisa e desenvolvimento de ecomateriais no brasil

Páginas: 26 (6391 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
A ANÁLISE DE CICLO DE VIDA APLICADA A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE ECOMATERIAIS NO BRASIL




Heloisa V. de Medina hmedina@cetem.gov.br
CETEM/MCT, Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Ciência e da Tecnologia
Endereço : Av. Ipê 900, Cidade Universitária, http://www.cetem.gov.br
CEP 21941-590 – Rio de Janeiro- RJ.



Resumo: Este artigo trata da análise de ciclo de vida aplicadaaos materiais, mais precisamente de como novos materiais, ecologicamente mais corretos, estão sendo criados, desenvolvidos ou adaptados para diversos usos; seja em produtos industriais, na construção civil, na produção de equipamentos ou de novas formas de energia. É toda uma cadeia produtiva da pesquisa, à montante, à reciclagem, à jusante, que está sendo repensada para minorar os impactosambientais globais da produção e uso desses materiais. Nesse contexto a Análise do Ciclo de Vida - ACV - vem não somente se tornando um poderoso instrumento para gestão ambiental da produção industrial e dos materiais como também vem servindo de base aos projetos de desenvolvimento de novos produtos ou novos modelos de produtos, à seleção de materiais nesses projetos e ainda tem orientado a pesquisatecnológica no desenvolvimento dos novos materiais chamados ecomateriais. O artigo apresenta e discute esses desenvolvimentos em nível mundial e no Brasil.



Palavras-chave: ACV de materiais, Materiais e Meio Ambiente, Pesquisa Tecnológica, Ecomateriais.





1 Introdução


Ao contrário do que se pensa comumente os impactos ambientais dos produtos industriais não começam onde são maisvisíveis, ou seja, na fase do consumo quando eles poluem o ar, contaminam as águas e os terrenos onde são descartados ao fim de sua vida útil. A origem desses problemas está na verdade na fase do projeto, ou seja, na concepção dos produtos, no desenvolvimento e na produção dos materiais. O projeto de um produto vai definir, desde o design, a escolha dos materiais, dos processos e das técnicas defabricação, de componentes e peças, e da montagem final do produto. Tem-se assim, à montante, a extração de minerais, seu beneficiamento e sua transformação em materiais que vão entrar como matéria-prima na produção de bens de consumo, máquinas e equipamentos os quais, ao longo como ao fim de suas vidas, terão que ser, parcialmente ou totalmente, descartados e/ou reciclados. O reaproveitamentodos materiais pela reciclagem ou recuperação energética prolonga o ciclo de vida dos materiais componentes dos produtos, representando assim uma forma de poupar recursos naturais não renováveis, cuja exaustão em alguns casos já se anuncia próxima.

Na verdade como produtos intermediários os materiais não têm grande visibilidade, assim como os impactos ambientais e as mudanças tecnológicas queeles suscitam e difundem. Entretanto, os inúmeros produtos da vida moderna, dos quais tanto dependemos, como: automóveis, computadores, telefones, embalagens, papéis, combustíveis, fertilizantes, tratores, geradores, turbinas, baterias, robôs etc, são compostos de materiais de origem mineral, tais como: ferro, manganês, cobre, zinco, chumbo, carvão, sílica, talco, caolim, entre outros. Essasaplicações são não só diversas como crescentes, devido tanto ao desenvolvimento de novos materiais, assim como ao melhoramento dos já existentes. Recuperá-los e reinserí-los no sistema produtivo como matérias-primas secundárias significa, por um lado, intervir no ciclo de vida dos materiais, dando-lhes nova vida, valorizando a energia e o trabalho neles contidos; mas, por outro lado, exige um monitoramentoconstante das tendências da evolução dos materiais e seus processos de produção e tratamento, para fazer com que as técnicas de reciclagem acompanhem o desenvolvimento dos materiais que vêm adquirindo uma complexidade tecnológica crescente. Complementarmente, é preciso ainda atuar no nível do mercado organizando o setor de reciclagem, bem como promovendo e ampliando os mercados para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do ciclo de vida no Banco do Brasil
  • Análise do ciclo de vida do vidro no brasil
  • Desenvolvimento do ciclo da vida
  • Análise de Ciclo de Vida
  • analise do ciclo de vida
  • Analise do ciclo de vida do etanol
  • Análise do ciclo de vida
  • Analise do ciclo de vida CAM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!