5. REDES 802.11 (Wi-Fi)

Páginas: 17 (4149 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
5.1 HISTÓRICO

Segundo (ALECRIM, 2013) “A ideia de redes sem fio não é nova. A indústria se preocupa com esta questão há tempos, mas a falta de padronização de normas e especificações se mostrou como um empecilho, afinal, vários grupos de pesquisas trabalhavam com propostas diferentes.” (Disponível em: http://www.infowester.com/wifi.php)
“ Um dos grandes problemas das comunicações sem fio éa falta de padronização entre os fabricantes. Antigamente, um determinado equipamento para a transmissão através de ondas de radio de um fabricante não era compatível com o equipamento produzido por outro fabricante, mesmo quando usavam a mesma faixa de frequência para a transmissão dos dados (a questão não era a faixa de frequência usada, mas sim como os dados eram transmitidos).” (TORRES,2001, p.261)

Conforme destacado acima, percebe-se dois fatos importantes, primeiro é que as redes sem fio não são uma tecnologia nova, apesar de seu crescimento e difusão serem relativamente atuais e se tornarem uma tendência. Outro fato importante e também destacado, foi os problemas que eram encontrados devido a falta de padronização destas redes. Para sanar este problema de padronização,algumas empresas, se uniram para criar um grupo responsável pelo, assim, nasceu, em 1999, a WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance), que passou a se chamar Wi-Fi Alliance em 2003.
Como acontece com outros consórcios de padronização de tecnologias, o número de empresas associadas cresceu constantemente, fazendo com que a WECA passasse a trabalhar com as especificações IEEE (Instituto deEngenheiros Eletricistas e Eletrônicos), criando o então IEEE 802.11 (Wi-Fi).
Muitos autores descrevem o nome "Wi-Fi" como uma abreviatura do termo inglês "Wireless Fidelity", embora a Wi-Fi Alliance, nunca ter afirmado tal conclusão.
Sendo assim pode ser definida uma rede Wi-Fi como um conjunto de espeficicações para redes locais sem fio, denominadas pela sigla WLAN (Wireless Local Area Network)e baseada no padrão IEEE 802.11.
5.2 FUNCIONAMENTO

“Com o avanço tecnológico, é cada vez mais comuns nos depararmos com a tecnologia de Internet sem fio nos mais variados locais, como bares, restaurantes e shoppings.” (http://www.tecmundo.com.br/bluetooth/824-o-que-sao-redes-wi-fi-.htm)

Essa é uma realidade que já estamos vivenciando a um certo tempo, porém que muitas vezesdesconhecemos seu funcionamento, o que mais nos interessa em si ao perceber que nossos dispositivos encontraram uma nova rede é a senha da mesma, ou então em redes sem proteção o fato de conseguirmos conectar a essa rede para desfrutarmos da interconectividade e desses benefícios do mundo globalizado e tecnológico.
A transmissão nas redes Wi-Fi é feita por sinais de radiofrequência, que se propagampelo ar e podem cobrir áreas na casa das centenas de metros. O padrão 802.11 foi criado para estabelecer normas para a criação e o uso de redes sem fio. Sabe-se da existência de inúmeros serviços que utilizam-se sinais de rádio, então torna-se necessário que cada um opere de acordo com as exigências estabelecidas pelo governo de cada país. Esta é uma maneira de se evitar problemas, especialmenteinterferências.
Alguns segmentos de frequência que podem ser usados sem necessidade de aprovação direta de entidades de cada governo: as faixas ISM (Industrial, Scientific and Medical), podem operar, com os seguintes intervalos de frequência: 902 MHz (mega hertz) - 928 MHz; 2,4 GHz (giga hertz) - 2,485 GHz e 5,15 GHz - 5,825 GHz (dependendo do país, esses limites podem sofrer variações). Estasduas últimas faixas o Wi-Fi utiliza, característica pode variar conforme a versão do padrão IEEE 802.11.
“Com isso, redes sem fio operando via rádio podem ser facilmente construídas usando equipamentos de diferentes fabricantes. Desde que eles usem o padrão IEEE 802.11, eles irão comunicar-se entre si sem qualquer problema.” (TORRES, G. .p.262 2001)

Figura 1: Exemplo de rede Wi-Fi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes wi-fi
  • Segurança em redes wi-fi
  • REDES WI-FI
  • Redes wi-fi
  • Redes wi-fi
  • Redes wi fi
  • Redes wi-fi
  • Cabeamento de Rede e Rede Wi-fi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!