5 periofo

571 palavras 3 páginas
A Graça da Unidade

Texto: Ef. 4:1-6
Introd.
Deus tem prazer em que seu povo viva em unidade, o Senhor Jesus no evangelho segundo João no capítulo dezessete orou pela unidade da igreja. (Jo 17:21). Quando andamos em unidade demonstramos o amor de Deus no seio da igreja; não apenas de forma teórica, mas com atitudes concretas que comprovam que somos um em Cristo Jesus.
É importante lembrarmos que unidade não é uniformidade, que normalmente acontece de forma forçada, e que Deus mostra através da igreja sua multiforme graça. Ex. diversidade de dons, diferenças na personalidade de cada indivíduo.
1. Somos desafiados a dar um bom testemunho. V. 1
Para que possamos viver em unidade devemos viver uma vida cristã autêntica, caso contrário isso causará divisão no corpo de Cristo, será como uma nota dissonante (desafinada) na orquestra.
Devemos também levar em consideração que o fato de andarmos em unidade por si só, já é um bom testemunho. Entretanto é obvio que precisamos dar um bom testemunho em todas as áreas das nossas vidas.
2. Precisamos de virtudes cristãs para preservamos a unidade na igreja, tais como:
a) Humildade – sem humildade é impossível obtermos a unidade, pois a falta de humildade gera contendas e grandes problemas de relacionamento entre os irmãos. Observe esta definição de humildade: “humildade significa colocar Cristo em primeiro lugar, o próximo em segundo e a si mesmo em último”.
b) Mansidão – essa é uma virtude muito importante para que haja paz entre os irmãos. A nossa natureza terrena sempre quer revidar e ser rude com os outros; principalmente quando nos sentimos diminuídos ou destratados. O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo de mansidão. Sejamos como ele então.
c) Longanimidade – Trata-se da capacidade de tolerar desconforto sem revidar, ou seja, termos paciência em situações difíceis. “O amor é paciente” (1 Co 13:4).
d) Diligência – Isso quer dizer que precisamos nos esforçar com dedicação pra mantermos a unidade. Não é algo

Relacionados