5 PASSOS

Páginas: 19 (4602 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Daniela da Motta Trujilo
















O QUE É HISTÓRIA?
















SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
Daniela da Motta Trujilo













O QUE É HISTÓRIA?

Trabalho do Cinco Passos entregue á disciplina de Metodologia do Ensino de História I do curso de Pedagogia da Faculdade de São Bernardo do Campo, comoparte integrante do processo de avaliação.
Profª.: Mestre Francisco












SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
1 REFERÊNCIA

BORGES, Vavy Pacheco. O que é História?. 10 reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 1986.















































2 BIOGRAFIA

Vera Hercília (Vavy) Faria Pacheco Borges é professora deHistória; tendo trabalhado no ensino de 1º e 2º graus durante alguns anos, dedica-se agora ao magistério universitário.
Desta forma seus cursos são sobre a história da Europa Ocidental, no período conhecido como “Idade Média”, uma divisão arbitrária, que engloba os séculos V a XV d.C. Leciona também Historiografia Brasileira, que estuda a história da História do Brasil. Interessada na produção edivulgação da história de seu país (cujo campo ainda tem tanto a ser trabalhado!), especializou-se na época da Primeira República.
Ainda em relação inicia no momento uma pesquisa sobre o separatismo paulista.
E para finalizar publicou em 1979 pela Brasiliense o livro Getúlio Vargas e a Oligarquia Paulista (histório de uma esperança e muitos desenganos)3 RESUMO

A autora relata ao longo de três capítulos, a “história/cronologia” da história, desde sua origem nos mitos e na tradição oral, posteriormente trará sua visão, significação e produção e por último a situação da história no Brasil e algumas informações.
A autora inicia relatando a pré-história da história, trazendo a origem da mesma, origem esta grega que significainvestigação, informação e que surgiu no século VI antes de cristo. Mas antes disso, viu-se que os homens sentiam a necessidade de explicar para si próprios sua origem e sua vida. E a primeira forma de explicação surgiu nas sociedades primitivas, o mito, que era sempre transmitido em forma de tradição oral. Traduziam mito como um pensamento primitivo, com sua lógica e coerência própria, e este forneciauma explicação que para os povos que a aceitavam era a verdade absoluta.
Os mitos contavam geralmente a história de uma criação, do início de alguma coisa. Comumente se referia a um determinado especo de tempo que era considerado segundo a autora sagrada; era um tempo além da possibilidade de cálculos. Os fatos mitológicos são apresentados um após os outros, em uma sequência temporal, mas o mitoreferia-se a um pseudotempo e não há um tempo real, ou seja, um modelo para as outras realidades.
Conhece-se a existência, entre o IV e o III milênios antes de Cristo, de sociedades mais complexas, nas quais existe escrita e um governo centralizado que dirigia uma sociedade organizada em uma hierarquia social. Este governo era geralmente monárquico e a sua origem era sempre vista como divina. Osreis representavam os deuses e eram eles que tudo decidiam, sendo seus atos registrados em anais. Esses foram os primeiros registros voluntários para a posteridade.
Das mais importantes civilizações na chamada Antiguidade Oriental, destacam-se a egípcia e a mesopotâmica, na história de ambas encontra-se em contato com dois mitos da origem do mundo e que pareciam ter sido muito significativos paraelas. Tais mitos eram muito representativos e explicavam a origem divina dos homens, ligada sempre a uma ideia de renascimento. E é a partir da morte de um deus e o seu renascimento que trazem o aparecimento da vida, da natureza e dos homens.
Borges (1986) relata que a explicação mítica não desaparece, o mito continua até hoje em quase todas as manifestações culturais, mas agora não como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Passo A Passo VMware 5
  • 5 Passos para organizar seus estudos
  • 5 Passos para aprender a nadar.
  • TCC 5 PASSO
  • Atps passo 5
  • 5 passos para a oração eficaz
  • 5 Passos para se tornar irresistivel
  • 5 passos para vender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!