5 hdry

1177 palavras 5 páginas
Matérias > Interpretação de Textos > Aula 1: O Primeiro Passo para Interpretar um Texto

1_2
Matérias > Interpretação de Textos > Aula 1: O Primeiro Passo para Interpretar um Texto
Aula 1
O primeiro passo para interpretar um texto
Nos atuais exames vestibulares brasileiros, o entendimento de textos tem sido uma parte fundamental das provas de Comunicação e Expressão Verbal, nova denominação dada, pelos programas curriculares federais, à matéria antes conhecida como Língua Portuguesa.
O primeiro passo para interpretar um texto consiste em decompô-lo, após uma primeira leitura, em suas
"idéias básicas", ou seja, um trabalho analítico buscando os conceitos definidores da opinião explicitada pelo autor. Esta operação fará com que o significado do texto "salte aos olhos" do leitor.
Exemplifiquemos:
"Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana . Sigmund Freud (1859 - 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente. Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas
Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo, inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das 'livres associações' de idéias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais. Para este caminho de regresso às origens de um trauma,
Freud se utilizou especialmente da linguagem onírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília.
Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi a apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual." (Salvatore D'Onofrio)
GLOSSÁRIO:
* Neurologista - médico especializado em

Relacionados

  • Serra
    22160 palavras | 89 páginas
  • Nestle
    75592 palavras | 303 páginas