5 graandes aereas da Engenharia civil

395 palavras 2 páginas
Construção civil e sustentabilidade

Com apresentação clara e objetiva do tema proposto, o artigo “alternativas sustentáveis de uso da madeira na construção civil” consegue chamar a atenção para a necessidade de aliar desenvolvimento e responsabilidade ambiental. A autora, máster em arquitetura Rosanne Teixeira, centrou sua pesquisa no questionamento de profissionais e industriários do setor madeireiro de todo o país. Escolha que se mostrou adequada, pois produziu uma análise mais detalhada das ações desenvolvidas por ambos para que o objetivo – sustentabilidade - seja atingido nas mais diversas regiões do Brasil.
A interligação entre os subtemas é igualmente precisa. Cada degrau do texto é fundamentado em um conceito previamente esclarecido. Os assuntos fluem com naturalidade: respeito ao meio ambiente; importância da madeira na construção civil – devido às características do material e ao fato de ele ser referência histórica de várias civilizações –; certificação florestal – que procura garantir ao consumidor que determinado produto é originário de manejo florestal ambientalmente correto. Além disso, é tratado o tema da sustentabilidade nas indústrias, com o uso de produtos de madeira sustentável – painéis de MDF (Medium Density Fiberboard) e derivados, madeira ecológica, laminados, painéis estruturados, pisos e esquadrias laminadas.

A autora, com coerência, divide a responsabilidade de tornar viável a execução de tais alternativas sustentáveis. Isso porque, apesar de ser extensa a lista de produtos com apelo ecológico de que o mercado dispõe, sua utilização é muitas vezes barrada pelo alto custo. Segundo ela, arquitetos e engenheiros devem cobrar as indústrias, forçando a certificação de mais empresas; o consumidor precisa mudar de hábitos, pois comumente prefere a opção mais barata sem se preocupar com o dano ao meio ambiente; o desperdício deve ser combatido.
Eficiente no esclarecimento de opções para o manejo da madeira que respeitem o meio

Relacionados

  • NFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA NO MICROCLIMA E USO DE PRAÇAS PÚBLICAS
    43576 palavras | 175 páginas
  • Testemunhos
    288384 palavras | 1154 páginas