5 Forças

Páginas: 3 (585 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Forças Competitivas
Histórico da empresa
Criada em 2001, em meio a crises devido aos atentados de 11 de setembro, a empresa se solidificou muito rápido, mesmo fechando o primeiro ano com umprejuízo de R$ 5,4 milhões. Com seis anos no mercado ela já havia conseguido grandes resultados.
Implantou no país o sistema low fare low cost – baixo custo de operação – trazendo com isso uma nova imagemnos serviços aéreos.
O objetivo da empresa era tornar o transporte aéreo acessível a todos. Mudando o conceito de grandes empresas, como a Varig.
A missão é ganhar espaço no mercado de aviação comserviços de baixo custo, acessível a todos, e mantendo um bom padrão de atendimento.
A visão da empresa era de que reduzindo seus custos ela iria lucrar mais, o contrário das outras empresas quequeriam oferecer serviços mais sofisticados e estavam falindo.
Crises e acidentes
2006 –Colisão com a aeronave Legacy provocando a queda de um Boeing 737-800, morte de mais 150 passageiros.
2011 –Aquisição de 100% do capital social da Webjet. Em seguida, começam as demissões em massas dos funcionários da companhia vendida.
2012 – Constantino Júnior deixa a presidência da empresa em meio adiversas crises financeiras.

Em meios a tantas crises e incidentes, como se reestruturar?
O conhecimento das cinco forças competitivas permite uma melhor utilização dos pontos fortes e a correção dospontos fracos da empresa.
1. Ameaça de Novos Entrantes – A Gol enfrenta dificuldade de concorrer com marcas bem sólidas no mercado, Ex.: TAM. Além do mais, o ramo aéreo já possui grandes e boasempresas para atender seus consumidores. Neste quesito, a Gol tem deixado a desejar, pois, seu atendimento não tem sido muito bem aceito pelos consumidores nos últimos anos. Diante da crise no ultimo ano,a empresa fez uma série de cortes, incluindo os “lanchinhos” que são oferecidos gratuitamente dentro dos aviões.
2. Poder de Barganha dos fornecedores – O principal problema neste aspecto seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 forças
  • 5 forças
  • 5 forças
  • 5 Forças
  • 5 forças de porter
  • Marketing 5 forças de porter
  • 5 FORÇA DE PORTER
  • 5 Forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!