5 forças

Páginas: 2 (274 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014








A crise da Kodak x As Cinco Forças de Michael Porter





Andrezza Menezes – 21267030
Mariana Batista –
Matheus -


1 – A Kodak

A Eastman KodakCompany é uma empresa multinacional dedicada ao design, produção e comercialização de equipamentos fotográficos profissionais, amadores e para as áreas da saúde. Foi fundada por GeorgeEastman, o inventor do filme fotográfico, em 1888.
A crise começou quando seus líderes se recusaram a admitir que seu principal produto havia ficado obsoleto, e não evoluíramtecnologicamente junto com o mercado fotográfico.

2- As Cinco Forças competitivas de Porter

O modelo das Cinco Forças foi concebido por Michael Porter em 1979. Trata-se de ummodelo para análise da competição entre empresas que considera cinco fatores, ou forças competitivas, que devem ser estudadas para desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.3 – A crise da Kodak analisada sob a visão das Cinco Forças de Porter

3.1 Rivalidade entre concorrentes

As empresas concorrentes vem crescendo com o tempo, e a Kodak foificando para trás. Ela enxergava o digital como uma concorrência com o filme, já que foi ela inventora deste. E a principal causa da falência é que ela se recusou a acompanhar atecnologia das outras empresas.



3.2 Ameaças de novos entrantes

A principal entrante para o mercado fotográfico, e consequentemente para a concorrência da Kodak, foi aFujifilm fundada em 1934.
A Fuji inicialmente fabricava filme, mas investiu também em câmeras melhores conforme a tecnologia.
E como a Kodak não evoluiu tecnologicamente, por fim asnegociações não são bem-sucedidas. Isto porque as empresas que se interessam ficam receosas em fechar negócio e a Kodak entrar com pedido de concordata a qualquer momento.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 Forças
  • 5 forças
  • 5 forças
  • 5 Forças
  • 5 forças de porter
  • Marketing 5 forças de porter
  • 5 FORÇA DE PORTER
  • 5 Forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!