5 Forças

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2012
2012
Aplicação e adaptação do modelo de cinco forças de Michael Porter

Com a leitura foi feito um resumo de todos problemas de pesquisa e objetivo do estudo o objetivo do estudo foi aaplicação do modelo de cinco forças de Porter para a gestão de uma empresa simulada, com as adaptações necessárias. O primeiro problema de pesquisa encontrado, portanto, foi a ausência daforça “governo” no modelo de Porter, o que tornou-se portanto foco dessa adaptação.
A primeira consideração foi que a atuação do governo na economia de uma nação poderia alterar o ambienteno qual a empresa está inserida, estipulando as normas comerciais e industriais a serem seguidas, por exemplo. Outro papel marcante do governo está, em alguns casos, em estipular as regrasa serem seguidas na competição entre empresas, alterando o modo de estabelecer estratégias.
Para entender a evolução histórica da estratégia na administração, realizou-se uma pesquisa queidentificou as três principais escolas da estratégia no século XX: 1960 - Escola do Design (estratégias únicas, sob medida para a organização);
1970 - Escola do Planejamento(planejamento formal);
1980 - Escola do Posicionamento (ferramentas para ajuste permanente da estratégia).Destaque dos livros Competitive Strategy e A vantagem competitiva das nações, ambos deautoria de Michael Porter. Neste último o autor revela que a inclusão de países em desenvolvimento em seus estudos abre seus olhos à influência governamental e nacional no ambiente macroeconômicoem que estão inseridas as empresas. Até então, portanto, a força governamental era diluída dentro do modelo de 5 forças entre barreiras à entrada e poder do comprador, devido ao seu poderregulador e à possibilidade do governo ser um comprador.
Porém, logo foi constatado que para a aplicação do modelo, ele deveria ser completado. Além da adição da força governamental,
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 forças
  • 5 Forças
  • 5 forças
  • 5 forças
  • 5 forças de porter
  • Marketing 5 forças de porter
  • 5 FORÇA DE PORTER
  • 5 Forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!