5 Forças de porter

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
FECAP |
Cinco Forças de Porter – Big Mac |
Planejamento de Marketing |



Conteúdo

Rivalidade entre os concorrentes 2
Ameaça de novos entrantes 2
Poder de Barganha dos Fornecedores 3
Poder de Barganha dos Clientes 3
Ameaça de Produtos Substituto 4

Rivalidade entre os concorrentes

No Brasil, o Bob’s foi a rede de lanchonetes fast food que introduziu a cultura dohambúrguer. Em seguida chegou o gigante McDonalds, que tomou o mercado rapidamente com altos investimentos e abertura de diversas franquias. Apesar de o Bob’s ter sido o primeiro no Brasil a lançar o hambúrguer chamado de “Big Bob’s”, a curva da experiência do McDonalds era muito maior, e inserir um produto similar no Brasil – neste caso o Big Mac, carro chefe da rede em outros países – foi rápido e fácil.Alguns anos depois, a rede do Burger King chega ao Brasil e inicia uma concorrência direta com o McDonalds, atualmente seu maior rival.
Segundo Porter, a rivalidade entre as empresas ocorre pelo fato de os competidores sentirem sua rentabilidade pressionada para baixo, ou por perceberem alguma possibilidade de melhorar sua posição no mercado. O Big Mac é o hambúrguer mais vendido no Brasil,porém, desde a entrada do Burger King com o Whooper, seu principal concorrente, as vendas têm caído consideravelmente. Entretanto, o McDonalds continua líder de mercado. Em média, cada loja do McDonalds vende cerca de 25% de sanduíches Big Mac a mais do que cada loja do Burger King vende de sanduíches Whooper. Isso, sem considerar o fato de existirem aproximadamente 10 vezes mais franquias do McDonaldsinstaladas no Brasil, comparado à rede do Burger King.
Essa rivalidade assume a forma de disputa por disposição e são utilizadas táticas de concorrência de preços, promoções e agressivas campanhas de vendas. O impacto dessa força é refletido em termos de diminuição de lucros decorrentes da redução de preços, da capacidade ociosa e do ataque aos principais clientes. Pelo fato dos pontos de vendados sanduíches serem geralmente próximos (ex: praça de alimentação de shopping), os clientes podem ficar ainda mais indecisos e acabarem indo em uma franquia diferente, ou escolhendo uma opção diferente no cardápio.
Ameaça de novos entrantes

O lançamento de um novo produto, similar ao Big Mac, dependeria de altos investimentos em tecnologia, treinamento e publicidade. Os investimentos seriamtão altos, que provavelmente o retorno não seria muito satisfatório, ou então, dependeria de muito tempo. O mais provável é que o novo produto seja esmagado pelos concorrentes, que são gigantes mundiais. As barreiras do mercado e a reação dos concorrentes, nesse caso, são muito difíceis de serem superadas. Um novo concorrente teria que encontrar uma localização favorável para o ponto de venda dosanduiche, já que este é considerado fator fundamental como atributo de escolha do produto pelo cliente.
Para este segmento, a curva de aprendizagem é considerada a principal barreira à entrada, porque para a produção em grande escala dos hambúrgueres, as lojas trabalham com padrões pré-estabelecidos e necessitam de alta tecnologia e treinamento, além da necessidade de coordenação com a central, oque dificulta resolução de problemas imediatos.
Outra barreira altamente significativa neste segmento são os custos fixos relacionados à matéria-prima e seus canais de distribuição, uma vez que a necessidade de padronização obriga as lojas a trazerem matéria-prima de longas distâncias.
No Brasil, dificilmente outro restaurante terá capacidade de desenvolver uma rede com tantas filiais como oMcDonalds e seus atuais concorrentes. Isso levaria anos para ocorrer, não devendo o McDonald’s se preocupar com isso a curto prazo.
Se por acaso uma rede já estabelecida no mercado decidisse lançar um hambúrguer similar, essa também passaria por muitos obstáculos. O primeiro seria encaixar o produto dentro da sua proposta inicial. Um exemplo disso é o sanduiche vingadores do Habbib’s. Por ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 Forças de porter
  • 5 forças de Porter
  • As 5 forças de Porter
  • 5 Forças de Porter
  • 5 forças de Porter
  • 5 forças de porter
  • Marketing 5 forças de porter
  • 5 FORÇA DE PORTER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!