5 forças de Porter

Páginas: 7 (1718 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
























AS CINCO FORÇAS DE PORTER






















JUIZ DE FORA
2014
Resumo
Hoje em dia, concluísse que se torna indispensável avaliar o comportamento das organizações em relação às forças competitivas do mercado,identificando a posição competitiva no sector em que atua. Ao realizar esta avaliação recorre-se a instrumentos capazes de perceber as características internas organizacionais e o ambiente externo. Um desses instrumentos apoia à tomada de decisão, reduzindo a incidência de erros devidos às ações mal planeadas. O Modelo das Cinco Forças de Porter é utilizado para elaborar uma análise competitiva daempresa. Recorrendo a este modelo de análise estratégica, criam-se as condições para traçar uma eficiente estratégia de negócio.
Palavra chave: Planejamento, Competitividade, Lucro.



















INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre as Cinco Forças de Porter, as quais são utilizadas para fazer análise da competição entre empresas, as mesmas devem ser estudadas para que sepossa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente, onde influenciam os preços, os custos e o investimento necessário.
Também falamos quem foi Michael Porter e suas principais obras.

























Biografia de Michael Porter
Economista e professor norte-americano, Michael Porter nasceu em 1947, em Ann Harbour, no estado de Michigan. Licenciou-se emEngenharia Mecânica e Aeroespacial na Universidade de Princeton, detém um MBA e um doutoramento em Economia Empresarial, ambos da Harvard Business School, instituição onde se tornou professor com apenas 26 anos. Em termos profissionais é ainda de destacar o seu papel como conselheiro e consultor no nível da estratégia de empresas norte-americanas, internacionais e ainda de países diversos, entre os quaisPortugal, além de ter um papel ativo na política econômica dos EUA.
Os principais desenvolvimentos atribuídos a Porter situam-se a três níveis fundamentais: análise da atratividade das indústrias, fontes genéricas de vantagens competitivas e vantagens competitivas entre nações.
Ao nível da análise da atratividade das indústrias, Porter criou o denominado modelo das cinco forças, que tem comoobjetivo a explicação das razões para o grau de atratividade de uma indústria a longo prazo, que segundo esse modelo, resulta da ação.
Em conjunto de cinco fatores: potencial de novas entradas, pressão de produtos substitutos, poder de negociar dos fornecedores, poder de negociar dos clientes e rivalidade entre concorrentes atuais.
As principais obras de Porter são: CompetitiveStrategy-Techniques for Analyzing Industries and Competitors (1980), Competitive Advantage (1985), Competition in. Global Industries (1986), The Competitive Advantage of Nations (1990), Strategy-Seeking and Securing Competitive Advantage (1991), Strategy and the Internet (2001).




As cinco forças de Porter

O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido por Michael Porter em 1979 e destina-seà análise da competição entre empresas. Consideram cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral microambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Umamudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria.
O mundo dos negócios requer criação de estratégias para a sobrevivência das empresas, cujos gestores estão cada vez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 Forças de porter
  • 5 forças de Porter
  • As 5 forças de Porter
  • 5 Forças de Porter
  • 5 forças de porter
  • Marketing 5 forças de porter
  • 5 FORÇA DE PORTER
  • Modelo das 5 forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!