5 Forças de Porter

Páginas: 3 (577 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014

 Rivalidade entre concorrentes  pode ser considerada a mais significativa das cinco forças nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Quando diz-seconcorrente direto, refere-se a empresas que vendem o mesmo produto, num mesmo mercado que a organização em questão. Mas esta não é e única força a pressionar a competitividade das organizações,Barreiras à entrada de concorrentes
Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra suaentrada, além do poder de reação das organizações já estabelecidas.
Estas barreiras seriam fatores que dificultam o surgimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. principais barreirasa serem analisadas:
- Economia de Escala: atrapalha a entrada de novos concorrentes, pois as empresas que já produzem grandes quantidades podem reduzir custos, e novas empresas, que tenham quecomeçar a vender pouco para depois crescer, possuem desvantagem de custos;
- Capital Necessário: outra restrição financeira, mas aqui refere-se à necessidade de capital para realizar os investimentosiniciais para a instalação do negócio. É um dos fatores mais relevantes para impedir o surgimento de novas empresas em um setor;
- Acesso aos canais de distribuição: se os canais de venda forem limitados,quanto mais as empresas atuais estiverem bem relacionadas (contratualmente) com os canais, menores as chances de novas empresas ganharem espaço.
O poder de barganha dos compradores pode sertraduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor.
Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmentequanto a preço e qualidade.
Assim, os compradores têm poderes se:
- As compras do setor são de grande volume;
- Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação;
- As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 Forças de porter
  • 5 forças de Porter
  • As 5 forças de Porter
  • 5 forças de Porter
  • 5 forças de porter
  • Marketing 5 forças de porter
  • 5 FORÇA DE PORTER
  • Modelo das 5 forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!