5 forças de Porter

Páginas: 9 (2068 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA - TURMA 11

Disciplina:“ANÁLISE AMBIENTAL E ESTRATÉGIAS GENÉRICAS”

Prof. Marcio Roberto Moran

EXERCÍCIOEXTRA-CLASSE

Obs1- A quantidade de espaços em branco é meramente ilustrativa, por isso o grupo deve indicar em cada tipo de agente – potenciais entrantes, fornecedores, clientes, substitutos e firmas competidoras – os nomes e quantidadesque julgue necessário para uma boa resposta.

Obs2-Não se esqueçam de começar pela sinalização dos competidores (FORÇA CENTRAL DO MODELO). Feito isso, localizem os integrantes das demais forças.

Obs3- Lembre-se de que o grupoDEVE utilizar-se de dados e informações de outras fontes (não só do caso distribuído em sala de aula).

Considerando-se que a indústria analisada é a IndústriaAutomobilística do Brasil, a representação gráfica, segundo o Modelo das Cinco Forças,é a seguinte:








Uma vez que o Modelo das Cinco Forças contribui para a identificação do grau de atratividade de uma indústria, bem como de oportunidades e ameaças, fundamentais para a formulação de estratégias empresariais, faz-se necessário avaliar as forças incidentes sobre o setor em questão (para isso,baseie-se em conceitos e exemplos apresentados exaustivamente em sala de aula e nos materiais de apoio fornecidos).

a) AMEAÇA DE POTENCIAIS ENTRANTES

Um bom caminho para que se entenda o tamanho da ameaça de potenciais entrantes é a análise das barreiras de entrada e das regulamentações governamentais.

Economias de escala

Contribui para que a ameaça de potenciais entrantes sejaelevada? SIM ( X) NÃO ( )

Justifique: Empresas entrantes possuem o desafio de enfrentarem empresas já estabelecidas que podem já gozar das vantagens de altos volumes de produção, permitindo economias de escala em quase todas as funções de uma empresa. Para a teoria microeconômica, se a produção mais do que dobra quando os insumos são duplicados, há um retorno crescente de escala.Diferenciação de produto

Contribui para que a ameaça de potenciais entrantes seja elevada? SIM (X) NÃO ( )

Justifique: A diferenciação de produtos está relacionada às empresas já estabelecidas possuírem sua marca identificada, tendo um sentimento de lealdade por parte de seus clientes, que podem ter origem em esforços passados de publicidade, serviços ao cliente, diferenças de produtos oupor serem pioneiras.

Exigências de capital

Contribui para que a ameaça de potenciais entrantes seja elevada? SIM (X) NÃO ( )

Justifique: Necessidade de largas somas iniciais a serem investidas para que uma empresa seja minimamente competitiva, torna-se uma barreira à entrada.

Custos de substituição

Contribui para que a ameaça de potenciais entrantes seja elevada? SIM (X)NÃO ( )

Justifique: Configura-se na presença de custos incorridos pelo comprador quando da mudança de fornecedor. Dentre os custos potenciais, podemos citar custos de novos equipamentos auxiliares, custos de testes, custos de novos projetos de produtos, etc.

Acesso aos canais de distribuição

Contribui para que a ameaça de potenciais entrantes seja elevada? SIM (X ) NÃO ( )Justifique: Essa barreira refere-se à necessidade de uma nova empresa ter acesso à necessidade de uma distribuição que já estão sendo atendidos por empresas existentes. Quanto mais limitado os canais de atacado e varejo para um produto e quanto maior o controle dos concorrentes existentes sobre eles, mais difícil será a entrada em uma indústria.

Desvantagens de custos independentemente daescala

Contribui para que a ameaça de potenciais entrantes seja elevada? SIM (X) NÃO ( )

Justifique: São vantagens de custos, praticamente impossíveis de serem alcançadas por novos entrantes, e que independem do volume de produção. Vantagens como patentes de processos ou produtos, acesso favorável à matéria-prima, localizações favoráveis, etc.

Regulamentações governamentais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 Forças de porter
  • As 5 forças de Porter
  • 5 Forças de Porter
  • 5 forças de Porter
  • 5 forças de porter
  • Marketing 5 forças de porter
  • 5 FORÇA DE PORTER
  • Modelo das 5 forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!