5 Empresas, 5 estratégias, 5 transformações

Páginas: 6 (1393 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra como cinco empresas de ramos diferentes e públicos variados se mostram inovadoras quanto a sua forma de subsistência e sustentabilidade . Um bom começo parte da iniciativa de inserir sustentabilidade como parte da sua estratégia, do seu modelo de negócio, direcionando seu crescimento e valorização por meio de ações sociais,ambientais e econômicas.
É possível associar sustentabilidade com redução de custos, e algumas empresas já perceberam isso.
Sendo assim, aderir à sustentabilidade na sua estratégia e que, depois do lucro ela terá uma significativa prioridade, é o passo inicial. Dessa forma o engajamento do presidente e corpo executivo, que obviamente, terão sua remuneração associada comesse novo desafio, é fundamental para garantir a implementação da sustentabilidade em todos os processos da empresa.
Em contrapartida, a sociedade dá valor e preferência a produtos e serviços de empresas responsáveis socialmente e que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e das comunidades onde atua.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1 NIKE
Após ser atingida por denunciatrabalhista na década de 90 a Nike, resolveu investir em tecnologia e treinamento em busca de sustentabilidade.
Este estudo mostrou que ela perdia U$ 700 milhões de dólares ao ano com desperdício de matéria-prima, demora na mudança nos design dos seus produtos e capacidade de fabricação. Começou a avaliar a origem de toda a matéria-prima, se eram tóxicas e como seus produtos eram descartados apósvida útil.
A empresa chamou seus parceiros : Dow Chemical, Dupont e Basf e iniciou um longo processo de reinvenção de seus produtos, evitando desperdícios, redução de componentes e refinando a sua linha de calçados para diminuir a matéria-prima e melhoraram a qualidade do produto e com ganhos na sua produtividade, poderiam compensar o uso de materiais mais sustentáveis.
Criou uma fábrica modelo(Considered Design) com desperdício 0% na linha de calçados e materiais esportivos na qual, representa 15% de todos seus produtos. A meta da Nike é que em 2011 todos os seus calçados estejam no padrão da Considered Design, bem como para 2015 todos os uniformes e 2020 toda a linha de luvas e bolas. Esse novo método de trabalho trouxe uma economia de 67% em matéria-prima, 37% em energia e 80% nouso de solventes.

2.2 GENERAL ELECTRIC
Analisando a evolução e a tendência do mercado em 2005 GE resolveu reestruturar a sua empresa e iniciou um programa ‘’Ecomagination’’.
Visando um futuro com crescimento populacional, racionamento de água, energia, emissões de carbono, a GE visualizou uma oportunidade de negócio e sustentabilidade e com o programa ‘’Ecomagination’’, oferecendo soluçõesambientais. A GE se juntou a grupos ambientais e pressionou o Governo Americano, um incentivo para as empresas com programas para redução de emissões , a fim de garantir o futuro do planeta.
Dentro da própria empresa começou a incentivar os funcionários que trabalhassem com economia de energia e deram início a analise de seus gestores pelo desempenho na economia de energia alcançada.
Até agoraa empresa economizou 100 milhões e cortou em 41% a intensidade dos gases do efeito estufa.
Em 2009 a GE havia investido U$ 4 bilhões no esforço a maior parte em pesquisa e desenvolvimento. Colheu vendas de U$ 17 bilhões em 2008 com crescimento de 21% sobre 2007. Em 2010 espera vendas de U$ 25 bilhões.

2.3 RIO TINTO

Diante do desafio de se manter viva em um ramo de trabalho complicadocomo o da mineração, administrar 5 milhões de toneladas em rochas por dia, e que causa um impacto ambiental ( Pegada Ecológica ), pois minas são caras e levam décadas para se desenvolver. A Rio Tinto vem buscando apoio da sociedade, comunidade e Governo.
A décadas implantou o trabalho com a comunidade de serviços médico itinerários, desenvolvimento social e econômico dessas localidades. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os 5 p's da estratégia
  • 5 P´s da Estratégia
  • 5 Estratégias do lcd
  • Estratégias Mercadológicas
  • As 5 estrategias da carta de Ottawa
  • 5 Estratégias para aliviar a ansiedade
  • 5 Forças da estrategia
  • 5 P'S PARA ESTRATEGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!