5 - Decreto-lei nº 806/69 e decreto nº 66.408/70, e o código de ética criado pela resolução cfc nº 803/96

Páginas: 5 (1138 palavras) Publicado: 7 de junho de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
bacharel em ciências contábeis
acacio mota da silva

contexto empresarial


seabra
2013

Acacio Mota da Silva

contexto empresarial

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em ciências contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requesito parcial para a obteção dotitulo em bacharel em ciências contábeis.
Orientadores: Prof: Manoel da Costa,Profª Vânia AS Machado, Profª Monica M Silva, Profª Regina L S Malassise e Prof: Sergio G Barbosa.



seabra
2013
Para entender à contabilidade, precisamos investigar afundo o seu inicio, e sabemos que a administração anda lado a lado com acontabilidade sendo um essencial ao outro. Pode se dizer que a tarefa básica da administração é fazer coisas através das pessoas, com os melhores resultados. Tendo em suas funções administrativa fatores essenciais são eles: Planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento é a função administrativa em que estima se os meios que possibilitarão realizar os objetivos (prever), a fim de poder tomardecisões acertadas, com antecipação, de modo que consiga atingir os objetivos. A organização é a função que se refere à atribuição de tarefas, agrupamentos de tarefas em departamento e alocação de recursos para o departamento. Na função de direção envolve o uso de influência para motivar os empregados atingir suas metas. O controle é uma função administrativa relativa ao monitoramento dasatividades dos funcionários, mantendo a organização nos trilhos em direção às suas metas, fazendo correções quando necessárias.
No inicio do século XX o americano Wilson Taylor e o europeu, Henry Fayol fizeram os primeiros trabalhos a respeito de administração Taylor defendia a ênfase nas tarefas já Fayol em ênfase na estrutura.
Afim de melhorias a Teoria das Relações Humanas, surgiu da necessidadede se corrigir e da necessidade de humanizar e democratizar a administração. Enquanto as outras teorias davam ênfase nos meios administrativos a Neoclássica vinha visando os resultados e os objetivos.
Para os autores neoclássicos a “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum”. No fundo, todas as instituições sãoorganizações e, consequentemente, têm uma dimensão administrativa comum.
O objeto da contabilidade é o patrimônio e nele é contido os Bens, Direitos e obrigações. São grandes nomes que se destacam, no Brasil e cada um com conceitos diferentes José Carlos Marion é hoje referencia profissional para estudantes e profissionais na área de contabilidade, de acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimôniosignifica, a princípio, o conjunto de bens, pertences a uma pessoa ou uma empresa. Segundo Francisco D´Áuria Apud Padoveze (2000, p.49), a “contabilidade é ciência q estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Frederico Hermann Junior adotou a visão patrimonialista (escola patrimonialista) como corrente de pensamento contábil.Fabio Besta é o principal nome da escola patrimonialista da contabilidade que defende que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio.
Tendo conhecimento do histórico da contabilidade e seus de seus principais autores, irei falar sobre recurso de uma empresa, esses recursos pode ser sugerido como capital social que nada mais é, que o dinheiro necessário para iniciar as atividades de umaempresa enquanto a mesma não gera recursos próprios para se sustentar. Outro recurso para uma empresa é o capital de terceiros, é aquele dinheiro que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade. Corresponde ao passivo exigível.
Numa economia global e cada vez mais competitiva, apenas aqueles que são realmente bons sobrevivem, e isto obviamente também se aplica às empresas. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DECRETO Nº 7508 E LEI COMPLEMENTAR Nº 141
  • DECRETO-LEI Nº 247
  • Decreto-Lei nº 200 1967
  • DECRETO Nº 7.482,
  • Decreto Nº 49
  • decreto nº 3.048 99
  • Decreto nº 61.934
  • Decreto nº 4.887

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!