5 Características do cim, apontadas no capítulo 1 do livro "comunicação integrada de marketing", do autor shimp.

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 24 de junho de 2012
Resenha das 5 características do CIM, apontadas no capítulo 1 do livro "Comunicação Integrada de Marketing", do autor SHIMP.

A CIM é um processo de comunicação que abrange o planejamento, a criação, a integração e a implementação de diversas formas de publicidade, promoções, eventos, etc. Tem como objetivo principal influenciar no comportamento do público-alvo, ou do consumidor. Entende-secomo toda relação do produto com o cliente, um vies de mensagem para os clientes potenciais. O mesmo processo também nescessita de que o cliente potencial seja o ponto de partida para determinar os tipos de mensagens e as mídias mais adequadas para informar, persuadir e por fim, completar uma venda.
O grande benefício do processo é que, ao integrar várias ferramentas de mídias de comunicação, asmarcas alcançam vários métodos em combinação mutua que acaba gerando resultados mais positivos do que ferramentas ultilizadas individualmente. Por exemplo, o uso de propagandas impressas e na televisão, que passa a ser uma mensagem de muito mais abrangência, logo, atingindo um publico de forma muito mais vasta. Trata-se de um processo sinérgico.
1. O cliente é o ponto de partida para todas asatividades de comunicação de marketing. Antes de qualquer processo, deve-se analizar o seu publico alvo potêncial. Ao determinar as mensagens e as mídias mais adequadas para tal finalidade. Portanto as empresas não devem se restringir a apenas uma mídia de comunicação ou a um número X de de mídias. O processo requer o maior percentual de aplicação eficaz da mensagem no consumidor. Aliás, nem sempre oque é eficaz para um produto e para um determinado publico é para outro produto e outro publico, seja este de classes, gêneros, sexos diferentes. Um horário de novela na televisão é de praxe que as propagandas sejam direcionadas à um publico femenino, assim como em um horário de futebol ou lutas, a publicidade é em grande parte voltada ao publico masculino. Logo dentro de um processo de CIM, apropaganda acaba fazendo mais efeito. Para isso, é possível usar as necessidades de informações do cliente como referência para todas das decisões de comunicação de marketing, em vez da prática antiga ou a preferên- cia da diretoria como opção-padrão, ao selecionar métodos e mídias de comunicação.
2. Os gerentes de marca e suas agências devem ser flexíveis ao utilizarem várias ferramentas decomunicação de marketing. Esse segundo elemento é uma extensão natural do primeiro e de sua ênfase em iniciar a partir do cliente. Este processo exige se questionar ao primeiro item e achar as melhores ferramentas para executar o job. Sem duvidas este processo é um dos mais, se não o de maior importância. Afinal, tais ferramentas são mais apropriadas para tais serviços. Ou seja, os adeptos da práticadevem estar receptivos ao uso de todas as formas de pontos de contato. A característica-chave desse elemento da CIM é uma predisposição por parte dos comunicadores da marca para usar distribuido- res de comunicação (como pontos de contato ou contatos) adequados para alcançar o público-alvo. Nunca deve-se prender a um único meio, afinal, deve-se atingir o publico de modo eficiente. Métodos menostradicionais muitas vezes podem ser mais eficazes do que os de praxe. Por exemplo, uma prática de degustação em um supermercado. Conclui-se que mídias de massas tem grande índice de dispersão.
3. As diversas mensagens devem falar com uma única voz. A obtenção de uma imagem forte, uma identidade da sua mensagem é essêncial. Essa mensagem tem que ter como principal finalidade impulsionar o consumidor.Este é o momento em que você na cadeira de marketing, tem que “hipnotizar” o publico alvo de que seu produto realmente é bom. Fixar na cabeça dessas pessoas a mensagem, e além disso, faze-las sentirem o desejo de comprar. O princípio da voz única abrange a escolha de uma declaração de posicionamento específica da marca. Transmitir a mesma mensagem, seja elas de mesmo modo, ou de modos diferentes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIM
  • Cim – comunicação integrada de marketing
  • Resumo do capitulo 1 e 5 do livro administração de marketing
  • Comunicação Integrada de Marketing Capitulo 9
  • Cim comunicação integrada de marketingg
  • Capitulo 17
  • Resenha do Capítulo 1 do livro Administração de Marketing
  • Comunicação Integrada de Marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!