5.988845

491 palavras 2 páginas
O padrão internacional do quilograma é um cilindro de platina-irídio do …
AFP/Getty Images
Multimídia
Os melhores sites da internet
Projetos na Área de Pesquisa

->Abrir Área de Pesquisa
O Sistema Internacional de Unidades, também conhecido como SI, é inspirado no sistema métrico e é o mais usado no mundo. É um conjunto padronizado de definições de unidades de medida, utilizado hoje em quase todo o mundo moderno e em várias áreas da atividade humana, como a técnico-científica, a política, a econômica e a social. Por sua lógica e coerência, pode ser usado por pessoas de origens, de culturas e de línguas diferentes.

Desde os tempos mais remotos, as civilizações tentaram criar sistemas de unidades que pudessem facilitar o intercâmbio comercial e cultural entre os povos. Assim, considera-se que a primeira unidade criada foi a do tempo. No século XVII, o cientista inglês John Wilkins tentou estabelecer unidades de comprimento, de volume e de massa.

Com base nesses trabalhos, em 1793, durante a Revolução Francesa, o metro foi definido como unidade para medir distâncias. Foram definidas também as unidades de volume (o litro) e de massa (o grama). A partir disso, em 1795, o Sistema Métrico Decimal entrou em vigor plenamente.

No século XIX e na primeira metade do século XX, várias comissões internacionais foram criadas para elaborar sistemas de unidade de peso, de medida, de voltagem ou de amperagem, entre outras. A mais importante foi a Convenção do Metro, elaborada em 1875, que criou o Escritório Internacional dos Pesos e Medidas e a Conferência Geral dos Pesos e Medidas.

Essa conferência se reúne a cada quatro anos em Paris, na França, para analisar a evolução do Sistema Internacional de Unidades.

O Sistema Internacional de Unidades tem sete unidades básicas. Cada uma delas é representada por uma unidade, com seu símbolo:

o metro (m): unidade de comprimento;

o quilograma (kg): unidade de massa;

o segundo (s): unidade de tempo;

o ampère

Relacionados