5º SEMESTRE

Páginas: 6 (1457 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA

Diulia pinheiro
gabriela rodrigues pannebecher
graciela mathioni da silva


BRINCAR PARA CRESCER

Ijui
2014



bRINCAR PARA CRESCER

Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ensino da Matemática na Educação Infantil;Ensino de Arte e Musica; Ensino de Natura e Sociedade; Seminários V;
Orientador: Prof. Helenara Sampaio, Laura Cava; Andréia Zompero e Raquel Franco.

Ijuí2014

SUMÁRIO
TOC \o "1-1" \h \z \t "Título 2;1;Título 3;1;Título 4;1;Título 5;1;Título 6;1;Titulo Apêndice e Anexo;1" 1INTRODUÇÃO PAGEREF _Toc369244151 \h 32DESENVOLVIMENTO PAGEREF _Toc369244152 \h 43ANEXOS PAGEREF _Toc369244153 \h64CONCLUSÃO PAGEREF _Toc369244154 \h 85 REFERENCIAS.......................................................................................................9
INTRODUÇÃONosso trabalho em grupo focou nas atividades lúdicas desenvolvidas com materiais alternativos. Foi desenvolvido com garrafas pet dando forma e criando um jogo muito legal chamado “jogo de argolas”.
Este jogo foi levado ate a sala deaula da turminha de pré I, na Escola de Educação Infantil Estação Criança.
O brincar é uma atividade espontânea e natural da criança e é benéfico por estar centrado no prazer, desperta emoções e sensações de bem estar, libertar das angustias e funciona como escape para emoções negativas ajudando a criança a lidar com esses sentimentos que fazem parte da vida cotidiana. Brincando a criança aprende alidar com o mundo e forma sua personalidade e experimenta sentimentos básicos como o amor e o medo.
A brincadeira tem sido comumente apontada como espaço privilegiado do desenvolvimento da criança. Deste modo, considera-se que ela deve ocupar lugar de destaque na educação infantil
DESENVOLVIMENTOConfeccionamos um jogo de argolas. Para este jogo usamos garrafas pet, papel crepom, argolas(nestecaso de acrílico, tipo aquelas de cortina), lápis e cola. As garrafas fica agrupadas a uma distancia de 4 a 6 metros, as crianças lançam as argolas e quando acertam verificam o numero contido na garrafa e retiram o material de contagem, da cor e quantidade correspondente. Nosso brinquedo foi levado para a turminha do Pré I da Escola de Educação Infantil Estação Criança, de Ijuí.
Percebemos queatualmente as crianças possuem compromissos extra classe como balé, capoeira, aula de computação, inglês, musica, onde quase não sobra espaço nem tempo para as crianças brincarem. E nesse ritmo de atribuir muitas responsabilidades cedo de mais para as crianças, vai-se imprimindo nelas uma carga de responsabilidade que ocasionara possivelmente o stress. Por isso vemos tantas crianças comdificuldade de aprendizagem e de assimilar o conteúdo transmitido, co problemas emocionais, não brincam, não conseguem interagir, não conseguem ser criativas e geralmente apresentam “mau comportamento” em sala de aula.
No caso da turminha de Pré I, percebemos que a professora regente da turma Bruna Ceccato, desenvolve muitas brincadeiras, principalmente as de roda e cantigas. Desta forma, foi muito fácilapresentar para os pequenos nosso brinquedo.
No começo eles ficaram com um certo “medo” de jogar as argolas, mas depois foram perdendo o medo e a vergonha e o jogo ficou muito interessante e divertido. Todos participaram, inclusive a professora Bruna. Os alunos brincaram das 15:00hs até as 16:40hs e no final quando falamos que precisávamos ir foi uma briga, pois eles queriam continuar brincando.Deixamos o material do jogo na escola para as outras turmas também brincarem.
Podemos dizer que, para muitos o brincar é tido como mero passatempo, mas são atividades fundamentais para a construção de conhecimento sobre o mundo. O lúdico é uma linguagem natural da criança, por isso torna-se importante sua presença na escola desde a educação infantil.
Vygostsky atribui importante papel do ato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade de Custos 5º Semestre
  • Portifolio 5º semestre
  • relatorio de historia 5º semestre
  • Portfólio individual 5º semestre
  • Estagio i
  • Unopar 5º Semestre
  • Portifólio individual 5º semestre
  • Aps 5º semestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!