4teoria Das Projecoes 1

1315 palavras 6 páginas
Teoria das Projeções
Prof. Cristiano Arbex
Prof. Cristiano Arbex

Introdução
• O
O objetivo desta aula é apresentar os conceitos objetivo desta aula é apresentar os conceitos básicos da geometria descritiva, destacando os tipos principais de projeção. principais de projeção.
• Inicia‐se pelo estudo do ponto e depois estende‐se os conceitos para as retas e planos os conceitos para as retas e planos.
• Todo objeto pode ser identificado através dos seguintes elementos: i t l t
– Vértices;
– Arestas;
– Faces.

Geometria Descritiva
Geometria Descritiva
• ÉÉ uma ciência uma ciência cujo objetivo é representar no plano os cujo objetivo é representar no plano os objetos do espaço (tridimensionais), de forma que neste p plano seja possível resolver todos os problemas relativos j p p a estes objetos.
• Mostra como deve ser executada a representação plana de um objeto, de forma que seja possível visualizar e deduzir sua forma, assim como as dimensões e distribuição dos elementos que constituem o objeto distribuição dos elementos que constituem o objeto.
• Assim, a representação gráfica é a reprodução de um objeto tridimensional no plano através de suas objeto tridimensional no plano, através de suas projeções, mantendo seu aspecto e evidenciando suas dimensões. Conceito de Projeção
Conceito de Projeção
• ÉÉ a intersecção da reta projetante a intersecção da reta projetante (que contem o
(que contem o centro de projeção e o objeto a ser projetado) com um anteparo (plano de projeção). um anteparo (plano de projeção).
• Tipos:
– Cônica
Cônica (ou central): as retas projetantes
(ou central): as retas projetantes partem de um partem de um centro próprio (O), que está a uma distância finita do objeto e as projetantes são divergentes.
– Cilíndrica (ou paralela): as retas projetantes são todas paralelas entre si (como em um cilindro). O centro de projeção é do tipo impróprio (O∞), projeção é do tipo impróprio
(O∞) e está localizado no e está localizado no

Relacionados