4t5by

1463 palavras 6 páginas
xtraordinária mistura de culturas, religiões e povos, o que pode ser admirado no urbanismo e arquitetura das diferentes cidades, de acordo com o território onde estiveram. Embora predomina agora a cultura e religião islâmica, o passado colonial da Nigéria, especialmente britânico, se faz evidente à cada passo.
Os artistas nigerianos sobressaem na pintura e tradicionalmente, em delicadas obras em bronze, madeira e barro.
Gastronomiaam os impérios Iorubás os que cresceram no sudoeste. O primeiro contato com a Europa dos iorubás foi estabelecido no século XV com Portugal através do comércio do pimentão, substituido mais tarde pelo de escravos, que produziu através dos séculos numerosas guerras e o abandono da agricultura e outras formas possíveis de comércio.
Europeos e Independência
Nos séculos XVI e XVII começaram chegar as potências marítimas européias, especialmente ingleses, que acabaram conquistando militarmente a região.
Após a II Guerra Mundial, perante o embate independentista, os ingleses tentaram uma Constituição que uniria os povos muçulmano, católico e protestante, experiência que nunca chegou a funcionar eficientemente. Assim, quando Nigéria conseguiu sua independência em 1960, estava basicamente constituida por três nações.
Os primeiros seis anos de independência foram desastrosos, e em 1966 um grupo de jovens oficiais, a maioria Ibos, levaram a cabo um cruel golpe de estado que instaurou no poder ao General Ironsi. Alguns meses depois foi deposto em outro golpe pelo Tenente Coronel Yakubu Gowon, um cristão da região norte.
Guerra Civil
Em maio de 1967 outro militar, Ojukwu, que nunca renconheceu a Gowon, declarou a cisão da parte leste do país, criando o Estado de Biafra. A guerra civil sub seguinte provocou a morte por fome de quase dois milhões de biafrenhos. Corria o ano 1970.
Últimos Anos
Dessa data, Nigéria tem sofrido um sem fim de balanços econômicos e políticos. Após a explosão econômica dos 70 graças ao preço do petróleo, os 80 foram

Relacionados