4s5fsad2f4as2d1f5asd45asd456asd

1732 palavras 7 páginas
FÍSICA

ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE

Se largarmos uma pena e uma pedra de uma mesma altura, observamos que a pedra chegará antes ao chão.
Por isso, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair.
Assim, concluímos que, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade.
Quando um corpo é lançado nas proximidades da Terra, fica então, sujeito à gravidade, que é orientada sempre na vertical, em direção ao centro do planeta.

Aristóteles e a Queda Livre


Como você já deve ter visto muitas vezes, ao deixarmos cair uma pedra e uma pena, a pedra cai mais depressa, como afirmava Aristóteles.
Entretanto, podemos mostrar que isso se dá porque o ar exerce um efeito retardador na queda de qualquer objeto e que este efeito exerce maior influência sobre o movimento da pena do que sobre o movimento da pedra.

Queda Livre


Observamos, entretanto, que a resistência do ar só retarda sensivelmente certos corpos, como uma pena, um pedaço de algodão ou uma folha de papel, sendo desprezível para outros, mais pesados, como uma pedra, uma esfera de metal ou até mesmo um pedaço de madeira.



Portanto, o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade, é denominado QUEDA LIVRE.

Aceleração da gravidade


Com suas frequentes experiências, Galileu conseguiu verificar que o movimento de queda de um corpo é uniformemente acelerado, isto é, durante a queda, o corpo cai com

aceleração

constante.

Esta

aceleração,

denominada aceleração da gravidade, é representada normalmente por

g,

copos em queda livre.

que possui o mesmo para todos os

Qual o valor da aceleração da gravidade?


O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e

Relacionados