49963751

2657 palavras 11 páginas
Metabolismo de Carboidratos

Embora a dieta humana seja variada, os carboidratos, na maioria dos casos, representam uma grande proporção da alimentação diária. A maior parte dos carboidratos, com tudo, é convertida em gordura e, consequentemente, é metabolizada como tal.
A principal função dos carboidratos no metabolismo é a de combustível, a ser oxidado para fornecer energia aos demais processos metabólicos.
Os três monossacarídeos principais resultantes dos processos digestivos são a glicose, a frutose, e a galactose. A frutose pode assumir grande importância quantitativa quando a ingestão de sacarose é elevada. A galactose tem significação quantitativa maior somente quando a lactose for o carboidrato principal da dieta. Tanto a frutose quanto a galactose são prontamente convertidas a glicose pelo fígado.
Regulação do metabolismo dos carboidratos: O pâncreas é responsável por sintetizar dois hormônios de vital importância para a regulação do metabolismo, a insulina e o glucagon. A insulina é um hormônio produzido pelas células b das ilhotas de Langerhans (1 a 2% das células pancreáticas). A insulina é estocada em grânulos no citosol. As células b são sensores de glicose que percebe o aumento de glicose no sangue (por exemplo, depois de uma ingestão rica em carboidrato) e aumenta a secreção de insulina por exocitose. A insulina possui meia vida plasmática curta (aproximadamente 6 min. , após esse período ela é degradada pela enzima insulinase, presente no fígado e e em menor quantidade nos rins) o que permite alterações rápidas de nos níveis circulantes desse hormônio. A insulina aumenta acaptação de glicose, síntese do glicogênio, de proteínas e de triacilgliceróis

Glicólise
Oxidação da glicose, ou do glicogênio, a piruvato e lactato pela via de Embden-Meyerhof.
O metabolismo de carboidratos está dividido em duas fases, a anaeróbica e a aeróbica: a distinção, contudo, é arbitrária, visto que as reações na glicólise são as mesmas, em presença ou na

Relacionados