48985+5

313 palavras 2 páginas
Instituto Federal de Santa Catarina

Abstract

Palavras-Chave: “Homem completo”, Felicidade, Paz, Harmonia, “Sociedade Racionalista”, “Falar Mal de Alguém”, Sartre (Jean Paul), “Gastos com alunos”, História, Marx (utópico), “Completude Cultural”, Antropofagia, Utopia, “Quebra de Patentes”.

Nesta outra etapa da disciplina, foram abordados temas como o homem completo, em que ele deve ser ético, belo (saudável), culto, inteligente e lógico, de acordo com a percepção moderna.

- A felicidade, a paz e a harmonia que infelizmente saíram do nosso vocabulário. Tudo agora é sistêmico, conturbado e agitado.

- Que a sociedade é racionalista, mas explora demasiadamente o irracional (propaganda de cerveja com mulheres, por exemplo).

- E que falar mal de alguém é como espalhar farinha: nunca mais é possível recolher a mesma.

- Sobre as palavras de Sartre: O outro é meu inimigo.

- Que o Brasil gasta aproximadamente cinco mil reais por ano para cada aluno.

- Que a história é um farol que ilumina para trás. Em três gerações, a história da família desaparece, isto se não for guardada e bem documentada. A herança genética deve ser buscada e preservada.

- Completude cultural e que o Sul do Brasil não conhece a sua própria cultura.

- Sobre a antropofagia, na qual os índios brasileiros comiam as pessoas pelo ritual de que assim assimilavam as qualidades do outro.

Carl Marx: Judeu alemão falou que o utópico (ainda não tem lugar) pode virar realidade e que não é o impossível. Como chegar ao homem socialista (para ele perfeito). Dizia que a história não volta para trás. Era esperançoso: o homem passou por várias etapas ate chegar ao socialismo. Queria acabar com a propriedade privada e criar uma sociedade onde propriedade desapareceria.

- E finalmente sobre a quebra das patentes dos remédios promovida por José Serra.

Florianópolis, 13 de março de 2014

Relacionados