488364 Estudo Dirigido Embalagens Pl Sticas

968 palavras 4 páginas
ESTUDO DIRIGIDO

EMBALAGENS PLÁSTICAS

O emprego das embalagens de plástico tem aumentado gradativamente, principalmente pelo maior crescimento da indústria petroquímica que contribui em grande parte para a produção de matéria-prima para embalagens. Atualmente, corresponde a aproximadamente 30% do total de embalagens utilizadas pelo setor alimentício.
A fabricação de embalagens plásticas é baseada na polimerização por adição e condensação de monômeros, resultando em polímeros de alto peso molecular, formando cadeias longas, ramificadas ou não, denominadas polietileno, polipropileno, polivinil, poliacetal, poliedóxidos e outros.
As principais características das embalagens plásticas são a elevada propriedade mecânica, baixo custo, peso reduzido e facilidade na moldagem, apresentando diferentes formas, tamanhos e outros.
As embalagens plásticas mais utilizadas atualmente são feitas de polietileno, polipropileno, poliestireno, poliésteres e poliuretanos. O tipo de plástico que foi utilizado na fabricação pode estar identificado na própria embalagem, com símbolos que são padronizados no mercado nacional e internacional. Observe o quadro ao lado.
PLÁSTICOS E O MEIO AMBIENTE

Nos últimos anos o plástico vem sendo considerado um dos maiores vilões do meio ambiente. Vamos entender um pouco a causa desse problema. Uma matéria publicada em 03/03/2009, pelo Jornal Estado de São Paulo, dizia que a produção de sacolas plásticas, no Brasil, girava em torno de 18 bilhões, tendo como principal matéria-prima o polietileno (um derivado do petróleo que tem um tempo de degradação em torno de 500 anos), ocasionando sérios problemas ambientais.
Destes 18 bilhões, 1 bilhão de sacolas eram distribuídas pelos supermercados (lembram da campanha substitua as sacolas plásticas pelas sacolas de tecidos?), das quais 80% eram utilizadas como saco de lixo doméstico, tendo como destino final os aterros sanitários, gerando um grande problema de poluição.
Neste momento, fazemos o seguinte

Relacionados