487726807

395 palavras 2 páginas
Química É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. O químico analisa substâncias e compostos, identifica suas característicasfísico-químicas, como elasticidade ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, por exemplo, pesquisa novos materiais, supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Entre suas atribuições também estão a elaboração de projetos de instalações industriais e a manutenção de equipamentos.
Fique de olho

Várias opções para Química

Algumas faculdades oferecem habilitação específica, como química industrial, tecnológica ou ambiental. Outros cursos são voltados para um setor específico, como Alimentos ou Química Forense (química e toxicologia aplicada ao campo judicial). É o caso da UFPel e USP-São Carlos. Nos campi São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos, a USP oferece várias habilitações, com atribuições em biotecnologia, gestão de qualidade e química de materiais. A Unicamp oferece licenciatura integrada em química/física (veja mais no verbete Física).
Mercado de Trabalho

Os investimentos na indústria química brasileira têm potencial para criar mais de 2 milhões de empregos, segundo um estudo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). “Setores emergentes como o do petróleo, de fontes renováveis de energia e nanotecnologia abrem perspectivas de ampliação do campo de trabalho”, diz Carla Maria Nunes Azevedo, coordenadora do bacharelado da PUCRS. O bacharel atua na indústria, em instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, e em órgãos públicos. O foco do licenciado é o magistério, mas ele também encontra ocupação em atividades como responsabilidade técnica, perícia, consultoria e serviços técnicos. As áreas de atuação são extremamente variadas: petroquímica, química fina, alimentos, papel e celulose, polímeros, materiais metálicos, fertilizantes, tintas, cosméticos, análise ambiental,

Relacionados

  • 487726807
    395 palavras | 2 páginas
  • 487726807
    395 palavras | 2 páginas