48593521

757 palavras 4 páginas
CAMPINAS
2014
1. INTRODUÇÃO

O desenho técnico é a expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura. Para isso, utiliza-se um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente (linguagem gráfica universal da engenharia e da arquitetura). Além disso, é necessário perceber mentalmente uma forma espacial, isto é, ter o sentido da forma espacial sem estar vendo o objeto (visão espacial).
Todo o processo de desenvolvimento e criação dentro da engenharia está intimamente ligado à expressão gráfica.
O desenho técnico representa o que deve ser executado ou construído; apreende em gráficos e diagramas que mostram os resultados dos estudos feitos; apresenta soluções gráficas que podem substituir cálculos complicados e desenvolve o raciocínio, o senso de rigor geométrico, o espírito de iniciativa e de organização.

2. TIPOS DE DESENHO TÉCNICO

Desenho projetivo – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas.
Desenho não-projetivo – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem os desenhos de gráficos, diagramas etc.
Os desenhos projetivos compreendem a maior parte dos desenhos feitos nas indústrias, como por exemplo: desenho mecânico, desenho de máquinas, desenho de estruturas, desenho arquitetônico, desenho elétrico/eletrônico, desenho de tubulações.
Os desenhos não-projetivos são utilizados para representação das diversas formas de gráficos, diagramas, esquemas, ábacos, fluxogramas, organogramas etc. Três vistas da peça por lados diferentes.

3. FORMAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO

Atualmente, na maioria dos casos, os desenhos são elaborados por computadores, pois

Relacionados