480932633

442 palavras 2 páginas
1. Qual a função da maceração no processo de extração de DNA vegetal?
A necessidade de macerar a banana permitiu o rompimento da parede celular, além disso, proporcionou o aumento da superfície de contato, homogeneizando o tecido vegetal.
2. Qual a função do detergente e do NaCl na extração do DNA?
O detergente irá lisar as membranas, visto que estas são constituídas de lipídios, estes são insolúveis em água, mas são solúveis em detergente. Com a ruptura dessa membrana o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltou-se e dispensou-se na solução.
A função do sal proporcionou o DNA um ambiente favorável, pois o sal contribuiu com os íons positivos que neutralizaram a carga negativa do DNA, para que assim as numerosas células de DNA pudessem coexistir na solução, através da precipitação das proteínas.
3. Qual a função do etanol gelado no processo de extração do DNA?
Como o DNA é insolúvel em álcool, esta forma uma aglomeração de moléculas, portanto o álcool permite o isolamento do DNA. O álcool gelado, além de proporcionar uma mistura heterogenia (duas fases), em ambiente salino, faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa e esbranquiçada.
O DNA não se dissolve no álcool, na concentração e na temperatura que se usou neste experimento. Pelo fato do DNA ser menos denso que a água e a mistura aquosa dos restos celulares, ele se localiza na interface da fase alcoólica e aquosa.
4. Descreve o principio da reação do DNA com a difenilamina.

Resultados
Existe várias forma de desnaturar as proteínas, entre elas podemos destacar através de agentes químicos e físicos.
As proteínas da banana, nós quebramos através do calor e maceração, o álcool foi importante para o DNA se isolar e formar uma nuvem esbranquiçada, o DNA não é solúvel em álcool, o que permitiu o seu isolamento. O detergente teve como papel quebrar (lise) a membrana para que o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA se soltasse e se

Relacionados