477546821

446 palavras 2 páginas
8. Cecília Meireles (B.C.O)
Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro, órfã desde os três anos de idade, foi criada pela avó. Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (vários poemas de caráter neo-simbolista). No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem, onde foi reconhecida pelos leitores e acadêmicos da área de literatura; com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Morreu em 9 de novembro de 1964, na sua cidade natal.
Suas principais características são sensibilidade forte, intimismo, misticismo, introspecção e a musicalidade, Cecília aborda temas como vida, amor e tempo (onde usa o mesmo como personagem principal).
As principais obras são: "Espectros" (1919), "Viagem" (1939), "Vaga música" (1942), "Mar absoluto" (1945), "Retrato natural" (1949), "Romanceiro da Inconfidência" (1953), "Metal Rosicler" (1960), "Solombra" (1963), "Ou isto ou aquilo" (1964), entre outras.

9. Caracteristicas da obra “Romanceiro da Inconfidência” de Cecília Meireles
O gênero romanceiro é uma coleção de poesias, canções de caráter popular e narrativa com um tema central. Nessa obra, Cecília retrata a sociedade de Minas Gerais do século XVIII, principalmente dos personagens envolvidos na Inconfidência Mineira, abordada pela traição de Joaquim Silvério dos Reis, o que resultou na execução de Tiradentes. Em sua composição, é utilizada a redondilha menor, verso de cinco sílabas poéticas (pentassílabo) e, predominantemente, a redondilha maior verso de sete sílabas (heptassílabo), utiliza-se as chamadas imperfeitas, rimas perfeitas,

10. Vinicius de Moraes (B.C.O)
Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 1913, no Rio de Janeiro. Ingressou na Faculdade de Direito onde conheceu e tornou-se amigo do romancista Otavio Faria, que o incentivou na vocação literária. Além da

Relacionados