475398506

2040 palavras 9 páginas
- LIGAÇÕES IÔNICAS:
A ligação iônica é a ligação química formada pela atração eletrostática entre íons positivos e íons negativos. A ligação se dá entre dois átomos quando um elétron, ou mais de um, se transfere da camada de valência de um átomo para a camada de valência do outro. O átomo que perde elétrons torna-se um cátion (íon positivo) e o que recebe elétrons torna-se um ânion (íon negativo). Qualquer íon tende a atrair tantos íons vizinhos, com cargas opostas, quanto for possível. Para entender a formação da ligação iônica, consideremos a transferência de um elétron de valência do átomo de sódio (Na) para a camada de valência do átomo de cloro (Cl). Podemos representar esta transferência por meio da seguinte equação: Na (1s22s22p63s1) + Cl (1s22s22p63s23p5) → Na+ (1s22s22p6) + Cl- (1s22s22p63s23p6)
Graças a esta transferência de um elétron formaram-se os íons Na+ e Cl-, cada qual com a configuração eletrônica de um gás nobre. O átomo de sódio perdeu seu elétron 3s e ficou com a configuração do neônio (10Ne). O átomo de cloro recebeu o elétron em sua subcamada 3p e ficou com a configuração eletrônica do argônio (18Ar).Em ambos os casos os íons formados são estáveis e a estabilidade destes íons justifica, em parte, a formação do sólido iônico NaCl.
- SÓLIDOS IÔNICOS:
Como já sabemos os compostos iônicos são formados por cátions e por ânions e devido à atração eletrostática existente entre eles ocorre o que chamamos de ligação iônica.
Em um sólido iônico os cátions e os ânions ocupam posições específicas formando uma estrutura que recebe o nome de célula unitária (Figura 1), que nada mais é que a menor unidade tridimensional com a qual se pode imaginar a construção de um cristal pela justaposição, no espaço, destas unidades semelhantes. Uma ligação iônica é muito forte e, por isso, é difícil distorcer um cristal formado por este tipo de ligação. Os sólidos iônicos são tipicamente duros, porém quebradiços. O NaCl (sal de cozinha), por

Relacionados