4741ss

919 palavras 4 páginas
TRABALHO
DE
HISTÓRIA
ESCOLA: E.E.E. EDGAR PINHEIRO PORTO
ALUNO: LUCAS DOS SANTOS BAIA
Turma: r 37 Turno: tarde

A origem do termo Coronelismo
É comum ligarmos o termo Coronelismo apenas ao período referente a República Velha, porém, é importante lembrar que sua origem é bem mais antiga que esta, e que ela já existia quando o Brasil ainda vivia sobre um regime de monarquia.

Durante essa época aconteceu a criação da chamada Guarda Nacional, em abril de 1831 pelo motivo da deposição do Imperador Dom Pedro I. Com esta atitude estava sendo criado o que podemos chamar de coronelismo institucional, tendo em vista que os postos militares eram colocados a venda, e assim, os proprietários de terras, que possuíam uma ótima condição financeira, poderiam comprar os títulos disponíveis e passar a ter um novo status social. Essas vendas de títulos aconteciam entre os períodos de 1831 e 1842, e estava a disposição dos ricos senhores escolher entre: Tenente, capitão, major, tenente-coronel e o máximo da hierarquia, coronel da Guarda Nacional.

Quando o Brasil saiu do período monárquico e entrou no republicano, ainda continuou-se a usar o termos coronelismo, porém, com um significado mais fácil de se entender e um poder ainda maior, já que agora não eram apenas títulos a venda, pois os grandes latifundiários exerciam um grande poder entre o povo de baixa renda, os trabalhadores pobres, em sua maioria analfabetos. Esses latifundiários eram os chamados coronéis, e eram uma pequena parcela da população.
-
A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente

Relacionados