46974621231

868 palavras 4 páginas
EMPREENDEDORISMO UM RUMO PARA O SUCESSO EMPRESARIAL

1 INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno mundial, dada a sua força e crescimento, nas relações universais e formação profissional.
Neste artigo, iremos apresentar a história do empreendedorismo, conceituar o termo empreendedorismo usado atualmente e as principais características de um empreendedor de sucesso, a fim de destacar a importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país em seu crescimento.

2 HISTÓRIA DO EMPREENDEDORISMO

A palavra empreendedorismo deriva do francês “intrepreneur” que faz referência a empreendedorismo e que nasceu no século XVI. Economicamente falando, o escritor Richard Cantillon, no ano de 1755, definiu o empreendedorismo como o processo de enfrentar a incerteza. Até o início do século XX, o empreendedorismo não foi reconhecido na economia como uma atividade real, por tanto, um empreendimento com risco não fazia parte das análises econômicas do século passado. (DOLABELA, 2009)

3 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO ATUALMENTE

O conceito de empreendedorismo está associado à criação de algo novo a partir da percepção, identificação e aproveitamento de uma oportunidade, seja da criação de uma nova empresa, novo produto, novo serviço ou de novo valor diante da visão de necessidade de um determinado mercado. (DORNELAS, 2001)
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas de um país, pois ele promove o crescimento econômico bem como melhora a relação do indivíduo com o todo uma vez que promovem melhorias estruturais, organizacionais, desenvolvimento, crescimento, renovação e até profissionalização de serviços e empresas. (DORNELAS, 2001)
De um modo geral o empreendedorismo está voltado ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à criação de qualquer que seja o projeto e na busca de meios para realiza-lo e executá-lo com sucesso. O empreendedorismo deve ter um olhar amplo sobre o campo investidor; observação, ousadia, dedicação,

Relacionados